20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeDia do Escuteiro do Barreiro marcado por assinatura de acordo com autarquia

Dia do Escuteiro do Barreiro marcado por assinatura de acordo com autarquia

O vereador Bruno Vitorino, que tutela a divisão de Sustentabilidade Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro, assinou durante a manhã do passado domingo, dia 12, em representação do município barreirense, um acordo entre a Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e Mata da Machada e os Agrupamentos de Escuteiros do Barreiro.

- PUB -

 

Durante a comemoração do Dia do Escuteiro do Barreiro, o responsável sublinhou “todo o trabalho que tem sido feito pelos escuteiros, ao longo dos anos, na preservação e valorização dos espaços naturais do concelho”.

Entretanto, no âmbito da próxima edição do evento “Reserva o Sábado”, que realiza-se no próximo dia 1 de Fevereiro, pelas 9h30, no Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Coina, em colaboração com o Espaço Memória da autarquia, terá lugar um passeio pela margem daquela zona húmida do concelho, numa proposta de partida à descoberta do “Sapal: História e Biodiversidade”.

- PUB -

Com uma riqueza considerada inquestionável, o Sapal do rio Coina possui diversas aves, tais como o fuselo que, nesta altura do ano, na sua rota migratória, costumam utilizar aquela zona para se preparar para a longa viagem que têm pela frente. Outras, como a águia-pesqueira, fogem ao frio do norte da Europa, para ali passarem o Inverno. “É nas suas lamas que observamos o charroco em busca de alimento, ou plantas típicas como a morraça, a gramata ou a alga bodelha”, lembra a autarquia local. “É nesta fusão de habitats de água doce e água salgada junto a uma zona floresta, que também as gentes se foram fixando ao longo dos tempos, marcando as margens do Sapal com atividades e história”, acrescenta.

Apesar de tratar-se de uma actividade gratuita, a mesma necessita de inscrição prévia através da Linha Verde 800 912 070 (chamada gratuita).

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -