26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioSociedadeO desporto é essencial no combate à obesidade infantil

O desporto é essencial no combate à obesidade infantil

Inactividade e maus hábitos alimentares são as causas maiores do flagelo

 

- PUB -

“A Prática Desportiva no Combate à Obesidade Infantil” é o tema do fórum que se vai reunir na próxima sexta-feira, a partir das 21 horas, na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, no quadro do programa da 36.ª Seixalíada, que está a decorrer até 19 de Outubro.

Segundo os promotores do conclave, este tem como finalidade “sensibilizar as colectividades, as escolas e a população em geral para o problema da obesidade infantil e para a importância que a prática desportiva tem no seu combate”, já que só com a “alteração de hábitos comportamentais, principalmente, ao nível da prática de actividade física e de uma alimentação saudável se consegue inverter a tendência crescente desta epidemia junto das nossas crianças e jovens”.

São oradores a nutricionista Joana Baleia, do Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde, a enfermeira Maria Pires, da Unidade de Cuidados na Comunidade do ACES Almada-Seixal, e o doutorado em Educação Física e Desporto Mário Guimarães. Joaquim Judas, médico especialista em Medicina do Trabalho, vai moderar.

- PUB -

Obesidade infantil não é alarmante

Segundo estudos recentes, a obesidade entre as crianças e adolescentes em Portugal não apresenta índices alarmantes, mas, segundo os especialistas, é preciso encarar com atenção as ameaças e não embandeirar em arco.

Na verdade, segundo dados preliminares da 5.ª fase do COSI Portugal (Sistema de Vigilância Nutricional Infantil do Ministério da Saúde), verificou-se uma “diminuição do excesso de peso nas crianças de 37,9%, em 2008, para 29,6%, em 2019”.

- PUB -

Apesar de tudo, “40% dos adolescentes bebe refrigerantes diariamente, mais de metade tem um consumo de hortofrutícolas abaixo do recomendável e mais de 20% por cento consume açúcar acima dos níveis recomendados”.

Tudo isto, claro está, dá que pensar aos pais e à sociedade, que desejam ver crescer a nova geração agarrada a hábitos de vida saudáveis. Daí, a acuidade do fórum sobre o tema levado a efeito pela Câmara do Seixal.

 

José Augusto

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -