27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioSociedadeEncontro de Culturas Ribeirinhas promove projeto municipal “Moita Património do Tejo”

Encontro de Culturas Ribeirinhas promove projeto municipal “Moita Património do Tejo”

Palestras, visitas e passeios em embarcações tradicionais e uma exposição fazem parte do programa do IV Encontro de Culturas Ribeirinhas

 

- PUB -

A quarta edição do Encontro de Culturas Ribeirinhas realiza-se de 25 a 27 de Outubro, em vários locais do concelho da Moita.

Nos objectivos centrais do evento está a afirmação da história “de uma terra que cresceu com o rio e se projecta no Tejo”. Assim como destacar a importância de preservar o património cultural imaterial e a construção naval tradicional em madeira”, avança a Câmara Municipal.

O IV Encontro de Culturas Ribeirinhas tem início a 25 de Outubro na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, pelas 21h15 com uma sessão solene de abertura e a exibição do documentário “A Construção Naval Tradicional e os Estaleiros das Associações Náuticas do Concelho da Moita”. Na mesma noite tem lugar o colóquio “As Associações Náuticas e a Preservação do Património Cultural Flúvio-Marítimo”.

- PUB -

No dia 26 de Outubro, entre as 9h30 e as 17h00, decorre um novo colóquio subordinado ao tema “A Construção Naval Tradicional em Madeira e a Preservação do Património Cultural Imaterial”. Com lugar no Moinho de Maré da Azenha, em Alhos Vedros, o colóquio contará com a participação de convidados estrangeiros, de diversos especialistas e investigadores, dedicados à construção naval tradicional, e de vários municípios que desenvolvem também projectos nesta área.

A 27 de Outubro o programa encerra com uma visita ao Percurso Interpretativo do Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos, agendada para as 10h00.

Do programa do evento passa também por um conjunto de actividades a decorrer no Cais da Moita, com a apresentação da exposição “Moita Património do Tejo”, visitas e passeios em embarcações tradicionais.

- PUB -

O Encontro de Culturas Ribeirinhas é organizado pela Câmara Municipal da Moita, em colaboração com a Associação de Desportos Náuticos Alhosvedrense “Amigos do Mar”, Associação Naval Sarilhense, Centro Náutico Moitense, Secção Náutica do Beira Mar Futebol Clube Gaiense e Instituto de Dinâmica do Espaço da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -