29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeMontijo volta a ser capital do modelismo

Montijo volta a ser capital do modelismo

A 18.ª edição do evento deverá juntar mais de uma centena e meia de modelistas de seis países e um total de 800 peças

 

- PUB -

São esperados mais de 150 modelistas, oriundos de seis países, e um total de 800 peças em exposição e submetidas a concurso, durante este fim-de-semana (amanhã e domingo), na 18.ª edição do Modelscala, a ter lugar no Pavilhão Municipal n.º 2 (Esteval), no Montijo. As entradas são gratuitas.

O evento anual, organizado pela Associação de Modelismo do Montijo, é tido como o maior do género realizado em Portugal, revela a Câmara Municipal, em nota de Imprensa, sublinhando que esta edição não constituirá excepção. A autarquia sustenta com números – que considera “elucidativos” – a dimensão que o certame já alcançou.

“São mais de 150 modelistas de Portugal, Espanha, Bélgica, França, Itália e até da Venezuela, 800 peças em exposição/concurso e a expectativa de [atrair] dois mil visitantes.”

- PUB -

Este ano, a sétima arte servirá de mote. “Sempre procurando manter a qualidade e a diversidade do evento e, simultaneamente, com a preocupação de introduzir novidades, este ano o Modelscala tem como tema especial o cinema, permitindo a criação de uma exposição bastante abrangente”, revela o município, adiantando que será ainda dada atenção particular ao modelismo de veículos civis.

O certame, como vem sendo habitual, vai contar com “uma área expositiva” e uma outra “comercial”, onde estarão presentes “lojas da especialidade, tanto portuguesas como espanholas”. A iniciativa vai ainda contemplar “workshops gratuitos com formadores de qualidade”, acrescenta a autarquia.

Criada em 3 de Setembro de 1998 – “por um grupo de amigos modelistas” –, a Associação de Modelismo do Montijo tem dinamizado inúmeras iniciativas, com o intuito de promover a modalidade. Em 2000, enquadrado nessa estratégia, salienta a edilidade, a associação iniciou o Modelscala, que “rapidamente se transformou no evento modelístico de referência em Portugal”.

- PUB -

O Modelscala pode ser visitado amanhã, das 15h00 às 20h00, e no domingo, das 10h00 às 16h00.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -