28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAmarsul promove acção de sensibilização ambiental junto da população

Amarsul promove acção de sensibilização ambiental junto da população

Campanha passa por quase três mil acções em vários municípios do distrito. Em Palmela são 350

 

- PUB -

A Amarsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos, tem em curso uma ambiciosa promoção para a recolha selectiva de resíduos, num investimento de cerca de 10 milhões de euros.

 

Além de disponibilizar mais 915 contentores para recicláveis, na via pública, de maneira a incentivarem a população à prática da reciclagem, a empresa está a promover acções de sensibilização em vários municípios do distrito de Setúbal  Equipas, junto aos novos contentores, esclarecem as dúvidas dos cidadãos no que diz respeito à separação de resíduos recicláveis.

- PUB -

 

A campanha de sensibilização, que arrancou na passada terça-feira no município de Palmela, com 350 acções só neste concelho, também passa pelos restantes municípios da região, perfazendo um total de 2.990 acções. Serão, ainda, realizadas cerca de 76 mil acções de proximidade, destinadas a ensinar a população a realizar a prática nas suas casas.

 

- PUB -

A Amarsul tem como objectivo alcançar os 45 quilos por habitante ao ano no que diz respeito à reciclagem. Neste momento, a média global está nos 38,3 quilos por habitante. Com as primeiras ilhas ecológicas, a empresa já conquistou um aumento de 85% nas quantidades de resíduos recolhidos selectivamente.

Empresa sensibiliza comunidade escolar

De forma a chegar também, aos mais jovens, a Amarsul criou o Programa Ecovalor, programa de educação e sensibilização ambiental, que está em curso no arranque de mais um ano lectivo e pretende abranger todos os estabelecimentos de ensino existentes na área de actuação da empresa, incluindo escolas públicas, privadas e IPSS.

 

No arranque do ano lectivo de 2018/2019, a Amarsul realizou 508 acções de sensibilização junto da comunidade escolar, num total de 97 estabelecimentos de ensino. A iniciativa contou com a participação de 55 mil estudantes em dois concursos: o “Separa e Ganha no Amarelo”, que consistiu na recolha de embalagens de plástico e metal e o “Separa e Ganha no Azul”, na recolha de papel e cartão. Nesta primeira edição, foram colocados para reciclagem cerca de 40 toneladas de embalagens de plástico e metal e cerca de 66 toneladas de papel e cartão.

 

Com o Programa Ecovalor as escolas e as instituições que participem são premiadas pelo seu desempenho ambiental. Os estabelecimentos de ensino têm, ainda, a hipótese de receber um prémio monetário, dependendo das quantidades de materiais recicláveis que entreguem, conforme o regulamento dos respectivos concursos.

 

Esta acção de sensibilização, integrada na Operação Comunicação Ambiental Estratégica, que tem como objectivo a valorização de resíduos urbanos, é co-financiada pelo POSEUR – Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -