19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFeira de Sant’Iago celebra gastronomia sadina durante 16 dias

Feira de Sant’Iago celebra gastronomia sadina durante 16 dias

“Aquela que é uma das mais vivas e importantes celebrações setubalenses”, nas palavras da presidente Maria das Dores Meira, leva gastronomia, concertos, exposições, artesanato e muito mais às Manteigadas.

 

- PUB -

Está aí a 437.ª edição daquela que a presidente da Câmara Municipal de Setúbal considera “uma das mais vivas e importantes celebrações setubalenses”, a Feira de Sant’Iago. Ao longo dos próximos 14 dias são esperados milhares de visitantes no recinto do certame que é “um dos mais destacados elementos da identidade” setubalense, afirmou Maria das Dores Meira na cerimónia de inauguração da feira, sábado à tarde.

A Feira de Sant’Iago é “a festa que resiste aos tempos, passem os anos que passarem”, e aonde os setubalenses vão “pura e simplesmente porque sim”, discursou a presidente da autarquia com uma moldura de vereadores e autarcas atrás de si, e dezenas de pessoas a assistir. É a festa onde os setubalenses vão “comer aquela fartura ou a Bolacha Piedade” que só se provam “uma vez por ano”, exemplificou.

O tema deste ano é a Gastronomia, pelo que toda a exposição principal da entrada aborda o património de sabores do concelho – do peixe às ostras, passando pela laranja, pelo vinho e pela doçaria – e o programa contempla um total de 15 sessões de cozinha ao vivo com chefs locais, nacionais e de cidades geminadas turisticamente com Setúbal, de países como França e Espanha.

- PUB -

A marca Setúbal Terra de Peixe está presente com um stand institucional integrado no pavilhão municipal e quem quiser provar algumas das especialidades da cidade pode dirigir-se ao Pátio dos Sabores/Palco Mourisca onde estão vários restaurantes setubalenses e sobem a palco uma série de artistas locais e regionais, garantindo longas horas de espectáculos musicais.

Este ano é também grande a aposta na área empresarial e institucional, que ganhou o Pavilhão Multiusos das Manteigadas (integrado no circuito do recinto) como espaço de excelência, assim como na tecnologia, com a presença da E-TECH Portugal que levou para a Feira de Sant’Iago uma zona de jogos de consola e uma experiência de pilotagem de pequenos drones.

Tudo atractivos que levaram Maria das Dores Meira a reafirmar a Feira de Sant’Iago como um dos maiores certames do género no sul do país, e que apesar da longevidade sabe renovar-se a cada ano. O evento, realçou ainda, reflecte a mais uma vez a evolução da cidade, em “compromisso com a cidade, o concelho e os seus habitantes”, com base na análise “séria e informada” das necessidades de Setúbal.

- PUB -

Além da área empresarial e institucional a Feira de Sant’Iago tem divertimentos variados e uma rua dedicada a produtos regionais, além de cinco os palcos montados, cada um com uma programação própria e diferentes ambientes. A quinta pedagógica, slide e picadeiros estarão montados na zona do miradouro, de onde parte também um percurso de slide radical com 140 metros de extensão e que termina perto de uma roda gigante.

O cartaz da Feira de Sant’Iago deste ano conta com artistas internacionais, locais e nacionais, entre eles Gabriel, O Pensador, Anselmo Ralph, Calema, Virgul, Raquel Tavares, Ana Malhoa e Sérgio Godinho, entre muitos outros, e todos os concertos são de entrada gratuita. O certame, considerado uma das maiores festas populares do sul do país, decorre até ao dia 4 de Agosto nas Manteigadas.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -