25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeTAS estreia nova produção “Terapia das almas”

TAS estreia nova produção “Terapia das almas”

A peça “Faith Healer – Terapia das Almas”, baseada no texto de Brian Friel, reúne três monólogos com relatos contraditórios sobre os mesmos acontecimentos

 

- PUB -

 

“Faith Healer – Terapia das Almas”, a nova produção do TAS – Teatro Animação de Setúbal, sobe ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi no próximo sábado, dia 6 de Julho, pelas 21h30. Baseada no texto de Brian Friel, a peça conta com a interpretação de Célia David, Duarte Victor e Miguel Assis, com quem O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO esteve à conversa.

 

- PUB -

“Esta peça, de Brian Friel, um autor irlandês que até há muito pouco tempo não tinha sido feito em Portugal e que é considerado uma espécie de Tchekhov da língua inglesa, são três monólogos que no fundo retratam as memórias de três personagens que tiveram uma vida em comum durante algum tempo e cada um vai recordar essa vivência com memórias diferentes”, começa por dizer Célia David, reforçando a intensidade da peça e do tema abordado. “São um conjunto de pessoas que andaram de terra em terra, uma espécie de curandeiros. Demos o nome ‘Terapia das Almas” porque é curar pela fé. A memória prega-nos partidas às vezes e por isso não sabemos se estão a mentir, a dizer a verdade ou se de facto é só uma partida que a memória lhes pregou”, continua.

 

A acção de “Terapia das Almas” decorre nas ilhas britânicas, onde a personagem Frank Hardy oferece a promessa de redenção aos pobres e doentes. No entanto, o poder inquestionável de Frank leva-o ao conflito com a esposa, Grace, e com o agente Teddy. “É um texto muito interessante, que já foi feito muitas vezes mas em Portugal é a primeira vez. Os pontos de vista das personagens, sobre os mesmos assuntos, são completamente diferentes mas não quer dizer que estejam a mentir. Talvez seja apenas a sua versão. Para cada história, há sempre três verdades e cabe ao público decidir qual aceita como verdade, ou nenhuma, ou se opta por ter a sua própria verdade também”, refere Miguel Assis, partilhando o desejo de “que o público se entusiasme tanto quanto nós estamos entusiasmados”.

- PUB -

 

Interpretação e encenação a três mãos

Célia David, Duarte Victor e Miguel Assis interpretam os três personagens que, em três monólogos, revelam relatos contraditórios sobre eventos que sublinham a fragilidade da memória e a importância de histórias e mitos para a sobrevivência humana. “As memórias são a forma que o autor arranjou para no fundo falar sobre o carácter humano, sobre o confronto, sobre como as pessoas reagem perante determinadas situações, na relação com os outros”, refere Duarte Victor, acrescentando que “o texto tem uma componente psicológica muito grande”. Para o actor, o teatro é “um trabalho de actores e de autores, um trabalho de autoria colectiva” e este trabalho, em particular, é “como um instrumento que se toca a três. A ideia foi utilizar aquilo que o texto propõe e aplicar na prática, na sua execução. Somos três actores, com três visões e interpretações diferentes das memórias destas três personagens. São três formas de ver o texto, que é muito intimista e que necessita da proximidade do público, que vão com certeza enriquecer o espectáculo. E cada um de nós deu o seu contributo para a encenação, sendo também ela feita a três”.

 

Após a estreia, o espectáculo, que conta com figurinos de Lucília Telmo, design de Luís Valido e fotografia de João Bordeira, repete-se no dia 7, no mesmo local, pelas 17h00. Para além disso, Célia David revela que a peça “será reposta, com outra versão, no Teatro de Bolso, mas eventualmente só em Outubro”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -