26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeMercearia Caramela nasce na Lagoa do Calvo

Mercearia Caramela nasce na Lagoa do Calvo

A antiga taberna de Hermínio Guerra vai receber um projecto inovador, que aposta numa selecção de produtos locais e na venda de acessórios confecionados à base de chita

 

- PUB -

 

A última visita descentralizada realizou-se na freguesia do Poceirão, onde foi possível conhecer novos projectos e constatar com realidades sociais, nesta zona rural.

A Mercearia Típica Caramela “Caramelos com Tradição” é uma aposta de duas jovens empresárias, Ana Jones Batel e Daniela Oliveira, que estão a recuperar o antigo património de Hermínio Guerra. A mercearia disponibilizará uma gama de produtos regionais com destaque para os vinhos e artesanato, envolvendo também uma componente social com a fabricação de acessórios de moda com tecido de chita.

- PUB -

Ana Batel recebeu a visita dos presidentes da câmara e da União de freguesias, bem como os vereadores, sublinhando “quero apostar na vertente social num desafio que me foi lançado pela presidente da freguesia, Cecília Sousa e iremos promover a venda de acessórios confecionados pela população idosa e em troca serão disponibilizadas refeições, transportes e outras necessidades da população”. Mas as duas empresárias já têm previstos outros projectos, que apontam para a recuperação das zonas do pomar e da oficina para instalarem residências artísticas, laboratório criativo e realização de eventos.

A Mercearia Caramela terá inauguração em finais de Setembro.

Centro Social de Lagameças quer ampliar instalações

- PUB -

A visita descentralizada contemplou também o Centro Social das Lagameças, que tem para oferta diversas valências desde o berçário e creche, jardim-de-infância e Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

A directora técnica Mónica Duarte explicou ”temos no berçário oito bebés, na creche 10 crianças, no jardim de infância 13 e no ATL 18”. O nível de utentes seniores o Centro de Dia tem 40 idosos e o apoio domiciliário abrange 10 pessoas. O espaço de jogo e recreio foi alvo de uma intervenção recente, mas o Centro Social precisa de mais apoios a nível da reabilitação e ampliação de instalações.

Loja de venda e prova de vinhos

A adega Filipe Palhoça, na Quinta da Invejosa, foi dotada de melhores condições para a venda e provas de vinhos, que envolveu um investimento superior a 300 mil euros. A adega nasceu em 1950, e os dois jovens empresários Marta e Nuno Palhoça a apostarem em novas vertentes, onde o enoturismo está em destaque. A adega tem conquistado vários prémios a nível dos vinhos, mas também foi distinguida pela Avipe como a melhor vinha. Os vinhos da Filipe Palhoça são vendidos no mercado nacional, mas também são exportados para a Alemanha, a Estónia e China. As apostas actuais apostam em compotas e três variedades de espumante e um licoroso “colheita tardia”.

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -