27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeEquipas do distrito vencem concurso nacional de microssatélites

Equipas do distrito vencem concurso nacional de microssatélites

O projecto vencedor do CanSat 2019 vem da Escola Profissional de Almada e representa um modelo de satélite à escala de uma lata de refrigerante

- PUB -

 

Equipa GSat: Paper Mission, do Colégio Guadalupe, Seixal, conquistou 2º lugar

 

A equipa EPASat-V, da Escola Profissional de Almada, apoiada pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) venceu a final nacional do CanSat 2019, a competição de microssatélites promovida pela Agência Espacial Europeia e pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica.

- PUB -

Os alunos foram orientados por Luís Bettencourt, professor de Automação e Electrónica, e impressionaram o júri com o projeto “Espaço para Todos”, uma experiência espacial de pequena escala, representada por um CanSat, que consiste num microssatélite do tamanho de uma lata de refrigerante.

Durante a prova disputada na Ilha de Santa Maria, Açores, por 16 equipas do ensino secundário de todo o país, a equipa EPASat-V definiu como missão científica “verificar e controlar, de uma forma acessível a pessoas com necessidades especiais, os parâmetros de temperatura, humidade e qualidade do ar no interior de uma estufa que produz alimentos para a colónia lunar”, através de recursos como uma linha Braille, leitores de ecrã e uma página web acessível, explicou o docente responsável.

Para recolha de dados na estação terrestre foram desenvolvidas duas antenas Yagi, testadas e calibradas na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), com a ajuda dos professores Filipe Cardoso e Manuel Ferreira.

- PUB -

 

Colégio Guadalupe também conquistou pódio

 

Foi também vencedora, acumulando o segundo lugar com o Prémio Melhor Desempenho Técnico, a equipa GSat: Paper Mission, do Colégio Guadalupe, Seixal, depois de no ano passado ter conquistado o primeiro prémio nacional e o troféu de vice-campeã europeia do CanSat.

O projecto apresentado pelo Colégio Guadalupe tem como objectivo testar uma nova tecnologia, os sensores de filme fino, contando também com o apoio do IPS.

“Num projeto como este, é muito importante a receção de dados e, por isso, é essencial a construção de antenas funcionais. O IPS ajudou a equipa, não só a testar as antenas que haviam construído, mas também a perceber mais sobre o funcionamento das antenas em geral, como testá-las e melhorá-las. A equipa ficou, portanto, a saber um pouco mais sobre esta área tão importante para o seu projeto e com vontade de aprender muito mais”, referiu o docente responsável, Dário Zabumba.

“Esta é uma parte importante da nossa missão e é com imenso gosto que a realizamos”, afirmou Filipe Cardoso, da ESTSetúbal/IPS, felicitando as equipas vencedoras. O docente assegurou também que, “enquanto instituição de Ensino Superior, o IPS continuará sempre a apoiar este tipo de iniciativas, que, duma forma quase lúdica, permite aos alunos envolvidos acumular conhecimento e experiência nestas áreas do saber, desenvolvendo competências adicionais, e motivando-os por forma que, no futuro, possam contribuir decisivamente para o que de melhor se faz em Portugal e no mundo”.

A final europeia do CanSat 2019 decorrerá em Itália entre os próximos dias 24 e 28 de Junho.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -