5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioSociedadeAutarquia requalifica Cais Palafítico da Carrasqueira

Autarquia requalifica Cais Palafítico da Carrasqueira

Durante cerca de quatro meses o passadiço do Cais Palafítico da Carrasqueira esteve a ser restaurado. Um trabalho da responsabilidade da autarquia para manter vivo um dos locais mais visitado do concelho

 

- PUB -

O Cais Palafítico da Carrasqueira, um dos locais mais icónicos do concelho de Alcácer do Sal, recebeu um novo passadiço. A obra de renovação da estrutura já foi inaugurada e fecha um trabalho que teve início no passado mês de Janeiro.

Refere a autarquia de Alcácer do Sal que a intervenção “foi efetuada quer a nível estrutural, quer a nível da plataforma”, tendo sido “substituídos pilares, travessas, longarinas, travamentos e piso, e colocação de novos elementos de suporte e também de revestimento, em madeira de pinho silvestre com tratamento em autoclave”.

Requisitada pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal e adjudicada à Carmo Wood, a obra “teve um custo total na ordem dos 92 mil euros”.

- PUB -

Antes da cerimónia de inauguração do renovado cais, realizou-se uma partida de futsal entre “Os Traquinas”, que opôs pais e filhos. E depois das intervenções do presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, da vereadora Ana Soares e do presidente da Junta de Freguesia da Comporta, Deolinda Florêncio, o momento dedicado à inauguração do passadiço continuou com um almoço-convívio.

O Cais Palafítico da Carrasqueira é considerado uma obra de arquitectura popular, único na Europa. Foi construído entre as décadas de 50 e 60 por pescadores que viviam do estuário do Sado, em estacas de madeira irregulares aparentemente frágeis.

Construído para servir de ancoradouro, continua a cumprir essa sua missão e melhor ainda depois de ter sido restaurado pela autarquia. É um local bastante procurado por turistas.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -