30 Novembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadePolitécnico de Setúbal esclarece mitos e verdades da ciência nas escolas do...

Politécnico de Setúbal esclarece mitos e verdades da ciência nas escolas do Barreiro

O Instituto Politécnico de Setúbal leva ciências experimentais às escolas do Barreiro em parceria com a Câmara Municipal, no sentido de promover o sucesso escolar

 

- PUB -

 

A ciência está de visita às escolas do concelho do Barreiro, pelas mãos de docentes da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS), no âmbito de um projeto promovido pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB), que visa promover o sucesso escolar e o interesse pela ciência e tecnologia.

A primeira acção da parceria decorreu na Escola Básica Cidade Sol, conduzida pela docente Natália Osório, que ensinou aos alunos dos 3º e 4º anos como se produz manteiga, apenas com recurso a natas pasteurizadas, gelo e sal fino. Uma experiência simples, ao alcance de todos, que teve como objectivo ensinar de onde vem o leite e quais os seus constituintes, para além de todo o processo de produção, em trabalho de equipa.

- PUB -

As sessões destinadas às escolas do 1º ciclo, com a designação “A Ciência vai à Escola”, decorrerão até ao final do ano lectivo 2018/2019. Ao longo dos próximos dois anos lectivos, também serão abordados, outros temas da Tecnologia Alimentar e áreas científicas em actividades experimentais igualmente educativas e lúdicas.

Paralelamente às sessões “A Ciência vai à Escola” está também a decorrer o conjunto de acções “A Escola é feita de Ciência”, destinadas aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário, com enfoque no cultivo as aplicações das microalgas.

Ambas as acções são co-financiadas por fundos europeus, no quadro do Programa Operacional Regional de Lisboa do Portugal2020, e visam colmatar algumas lacunas sentidas pelos professores de ciências experimentais, nomeadamente no que respeita a conhecimentos e práticas e a materiais e equipamentos de laboratório.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -