19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadePolitécnico de Setúbal esclarece mitos e verdades da ciência nas escolas do...

Politécnico de Setúbal esclarece mitos e verdades da ciência nas escolas do Barreiro

O Instituto Politécnico de Setúbal leva ciências experimentais às escolas do Barreiro em parceria com a Câmara Municipal, no sentido de promover o sucesso escolar

 

- PUB -

 

A ciência está de visita às escolas do concelho do Barreiro, pelas mãos de docentes da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS), no âmbito de um projeto promovido pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB), que visa promover o sucesso escolar e o interesse pela ciência e tecnologia.

A primeira acção da parceria decorreu na Escola Básica Cidade Sol, conduzida pela docente Natália Osório, que ensinou aos alunos dos 3º e 4º anos como se produz manteiga, apenas com recurso a natas pasteurizadas, gelo e sal fino. Uma experiência simples, ao alcance de todos, que teve como objectivo ensinar de onde vem o leite e quais os seus constituintes, para além de todo o processo de produção, em trabalho de equipa.

- PUB -

As sessões destinadas às escolas do 1º ciclo, com a designação “A Ciência vai à Escola”, decorrerão até ao final do ano lectivo 2018/2019. Ao longo dos próximos dois anos lectivos, também serão abordados, outros temas da Tecnologia Alimentar e áreas científicas em actividades experimentais igualmente educativas e lúdicas.

Paralelamente às sessões “A Ciência vai à Escola” está também a decorrer o conjunto de acções “A Escola é feita de Ciência”, destinadas aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário, com enfoque no cultivo as aplicações das microalgas.

Ambas as acções são co-financiadas por fundos europeus, no quadro do Programa Operacional Regional de Lisboa do Portugal2020, e visam colmatar algumas lacunas sentidas pelos professores de ciências experimentais, nomeadamente no que respeita a conhecimentos e práticas e a materiais e equipamentos de laboratório.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Quase todos os nomes do Sol da Caparica foram revelados esta terça-feira

Este ano vão existir quatro palcos num festival montado com mais preocupação ambiental e um novo figurino
- PUB -