27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalGrândolaFeira de Chocolate promete três dias doces no litoral alentejano

Feira de Chocolate promete três dias doces no litoral alentejano

De sexta-feira a domingo

A vila de Grândola vai dedicar três dias ao chocolate, entre sexta-feira e domingo, com uma feira que, este ano, assinala também o São Martinho.

- PUB -

Na 12.ª edição da Feira de Chocolate, que se realiza no Parque de Feiras e Exposições de Grândola, não vão faltar “tentadores motivos” para visitar a vila alentejana, num fim de semana “doce” e “recheado de muita animação”, segundo divulgou hoje o município, promotor do certame.

“Todos os anos temos novidades tanto na mostra como na venda de chocolate e uma animação de rua itinerante com estátuas, gigantones e bobos de chocolate, marionetistas e animação circense para animar os visitantes”, realçou à agência Lusa Carina Batista, vereadora da Câmara de Grândola.

Chocolates artesanais, bombons, espetadas de fruta e chocolate, bolos, licores, crepes e outras tentações à base de chocolate, produzidas de norte a sul do país, podem ser encontradas nos mais de 60 expositores presentes no certame.

- PUB -

“Todos os anos procuramos apresentar chocolates diferentes e misturas desta iguaria com ingredientes tradicionais da região e outros que não são usuais. Por isso, quem visitar esta feira vai embarcar numa descoberta de sabores”, acrescentou a autarca.

O município investe anualmente “cerca de 30 mil euros” para promover um dos ingredientes mais usados no mundo, mas que “não tem tradição” em Grândola, contudo constitui uma temática que a autarquia diz ser “apetecível”.

“Agrada aos crescidos e aos mais pequenos e enquanto feira temática já está consolidada, com um público fiel e que todos os anos ganha novos visitantes, precisamente, porque o chocolate é universal e surge numa altura do ano em que as pessoas aproveitam para fazer algumas compras de Natal”, referiu.

- PUB -

O certame vai contar também com a presença de vários chefes, que, durante os três dias, vão dinamizar o espaço do ‘show cook’, onde serão confeccionadas “autênticas iguarias” à base de chocolate.

“Este ano, o espaço do ‘show cook’ vai ser transferido para a nave central do recinto e vamos contar com alguns chefes que são residentes na feira, chefes de restaurantes do concelho e, pela primeira vez, o chefe do Hotel Sublime Comporta que vai trazer algumas iguarias”, adiantou a autarca.

Além da animação musical, a Feira de Chocolate vai juntar os sabores do São Martinho com um magusto, no último dia do certame, com a participação das associações do concelho e de um vendedor de castanhas “especial”, o recordista do ‘Guinness’ com a estátua alusiva ao São Martinho.

Durante a primeira quinzena deste mês está a decorrer também a Semana Gastronómica do Chocolate e São Martinho em 17 restaurantes do concelho e onde não faltam ementas onde “o chocolate, as castanhas, a batata doce e o vinho novo” são os atractivos.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -