29 Novembro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedade“Igualdade na vida. O combate do nosso tempo” uniu 500 mulheres em...

“Igualdade na vida. O combate do nosso tempo” uniu 500 mulheres em debate

No momento em que celebra 50 anos de actividade social na promoção de direitos iguais para homens e mulheres, o Movimento Democrático das Mulheres leva a debate público as desigualdades no mercado de trabalho e a precariedade que ainda envolve a vida profissional das mulheres portuguesas

- PUB -

 

This slideshow requires JavaScript.

 

- PUB -

Fotografia: Alex Gaspar

 

Mais de 500 mulheres de todo o país marcaram presença este Sábado (dia 27), no Fórum Municpal Luísa Todi para participar no X Congresso do Movimento Democrático de Mulheres (MDM).

- PUB -

O X Congresso do MDM realizou-se no momento em que o movimento assinala os seus 50 anos de actividade em Portugal “e temas como a igualdade no mercado de trabalho marcam actualidade social”, afirma Regina Marques uma das precursoras da actividade do MDM em Portugal. “Parece que a sociedade está a passar por um momento de retrocesso, em que estes direitos são relevados ou às vezes até negociados. É inclusive incrível que ainda existam tabelas salariais diferentes entre homens e mulheres”.

Durante o evento 350 congressistas e cerca de 100 mulheres convidadas, oriundas de um conjunto alargado de organizações portuguesas e movimentos sociais parceiros de todo o mundo, desde Cabo Verde, a Espanha, Guiné ou Chipre, trocaram impressões sobre os desafios da sociedade actual. Destaque especial para a presença da presidente da Federação Democrática Internacional de Mulheres, Loreana Peña, deputada e ex-presidente da Assembleia Legislativa da República de El Salvador.

Entre os pontos de discussão o maior destaque foi, sem dúvida, para a análise das condições de vida das mulheres em Portugal “como trabalhadoras, mães e cidadãs com um papel activo, de extrema relevância, em todas as esferas da sociedade”, destacou a organização, com um debate em torno de mentalidades, tipos de violência, situações laborais de desigualdade e protecção social.

Mulheres da História

Entre as fundadoras do Movimento Democrática das Mulheres, em 1968, em Portugal, encontram-se nomes incontornáveis da história nacional como Maria Lamas, Francine Benoit, Maria Isabel Aboim Inglês, Manuela Porto, Maria Alda Nogueira e Laura Lopes, que iniciaram a luta social por direitos iguais durante o período de regime político do Estado Novo.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Incêndio destrói armazém de empresa de brinquedos no Montijo

Sinistro foi combatido por elementos de dez corporações de bombeiros da região

Passageiros da Transtejo vão poder viajar no primeiro navio eléctrico já nos próximos dias

"Cegonha-Branca" prestes a iniciar viagens experimentais, anunciou a presidente da administração da transportadora

Intervenções arqueológicas revelam 21 esqueletos no centro da cidade

Está a decorrer uma investigação no antigo imóvel da Deltagas que pode ajudar a desvendar um antigo cemitério
- PUB -