25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedade“Igualdade na vida. O combate do nosso tempo” uniu 500 mulheres em...

“Igualdade na vida. O combate do nosso tempo” uniu 500 mulheres em debate

No momento em que celebra 50 anos de actividade social na promoção de direitos iguais para homens e mulheres, o Movimento Democrático das Mulheres leva a debate público as desigualdades no mercado de trabalho e a precariedade que ainda envolve a vida profissional das mulheres portuguesas

- PUB -

 

 

Fotografia: Alex Gaspar

- PUB -

 

Mais de 500 mulheres de todo o país marcaram presença este Sábado (dia 27), no Fórum Municpal Luísa Todi para participar no X Congresso do Movimento Democrático de Mulheres (MDM).

O X Congresso do MDM realizou-se no momento em que o movimento assinala os seus 50 anos de actividade em Portugal “e temas como a igualdade no mercado de trabalho marcam actualidade social”, afirma Regina Marques uma das precursoras da actividade do MDM em Portugal. “Parece que a sociedade está a passar por um momento de retrocesso, em que estes direitos são relevados ou às vezes até negociados. É inclusive incrível que ainda existam tabelas salariais diferentes entre homens e mulheres”.

- PUB -

Durante o evento 350 congressistas e cerca de 100 mulheres convidadas, oriundas de um conjunto alargado de organizações portuguesas e movimentos sociais parceiros de todo o mundo, desde Cabo Verde, a Espanha, Guiné ou Chipre, trocaram impressões sobre os desafios da sociedade actual. Destaque especial para a presença da presidente da Federação Democrática Internacional de Mulheres, Loreana Peña, deputada e ex-presidente da Assembleia Legislativa da República de El Salvador.

Entre os pontos de discussão o maior destaque foi, sem dúvida, para a análise das condições de vida das mulheres em Portugal “como trabalhadoras, mães e cidadãs com um papel activo, de extrema relevância, em todas as esferas da sociedade”, destacou a organização, com um debate em torno de mentalidades, tipos de violência, situações laborais de desigualdade e protecção social.

Mulheres da História

Entre as fundadoras do Movimento Democrática das Mulheres, em 1968, em Portugal, encontram-se nomes incontornáveis da história nacional como Maria Lamas, Francine Benoit, Maria Isabel Aboim Inglês, Manuela Porto, Maria Alda Nogueira e Laura Lopes, que iniciaram a luta social por direitos iguais durante o período de regime político do Estado Novo.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -