1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalAlunos do Seixal são vice-campeões em competição promovida pela Agência Espacial Europeia

Alunos do Seixal são vice-campeões em competição promovida pela Agência Espacial Europeia

A equipa GSat, do Colégio Guadalupe, concelho do Seixal, acabou de regressar da final europeia do CanSat 2018, que decorreu na ilha de Santa Maria, nos Açores, de 27 de Junho a 1 de Julho, e trouxe consigo a medalha de prata na bagagem, desta competição anual promovida pela Agência Espacial Europeia. O primeiro lugar coube à equipa da Irlanda.

- PUB -

Esta prova desafia os alunos do ensino secundário a construir microssatélites e este ano envolveu equipas representantes de 18 países da Europa, na maioria vencedores das respectivas competições nacionais, e mais uma convidada, proveniente do Japão.

Os alunos do Seixal, que já tinham conquistado o júri nacional com o seu cansat, um satélite em forma de lata, apostado em determinar a existência de vida noutros planetas e construído com o apoio do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), voltaram a merecer destaque, desta vez alcançando o segundo lugar numa disputa que cresceu a nível geográfico e de exigência, envolvendo um total de 120 participantes.

“Conseguimos representar o nosso colégio e o nosso país ao mais alto nível, tendo mostrado a toda a Europa que em Portugal existem alunos com muitas capacidades”, afirmou, orgulhoso, o professor Dário Zabumba, que acompanhou os cinco jovens vice-campeões europeus.

- PUB -

O projecto surpreendeu o júri europeu pela complexidade de alguns elementos usados, nomeadamente uma antena de alinhamento automático com a posição do satélite, integralmente desenvolvida pela equipa e depois testada e calibrada com a ajuda dos professores Filipe Cardoso e Manuel Ferreira, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS).

Esta competição, mais do que o desafio de criar um minissatélite para ser lançado a mil metros de altura e desempenhar missões científicas, permite aos alunos envolvidos o contacto com áreas do saber que se encontram à margem do currículo nacional, bem como o desenvolvimento de competências, tanto técnicas como sociais.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -