1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeOftalmologista David Martins homenageado por cerca de duas centenas

Oftalmologista David Martins homenageado por cerca de duas centenas

Médico e investigador colocou ponto final a uma assinalável carreira de 40 anos no Serviço Nacional de Saúde. Foi director do Hospital de São Bernardo e do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar de Setúbal. Aposentou-se e mereceu reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade

- PUB -

Foram quatro décadas a ajudar os outros a verem melhor. David Martins colocou agora um ponto final na longa carreira de oftalmologista. Passou à reforma e mereceu, no passado sábado, uma homenagem pelos 40 anos de carreira médica no Serviço Nacional de Saúde, numa cerimónia promovida pelo Hospital de São Bernardo à qual a Câmara Municipal de Setúbal se associou. Cerca de 200 pessoas, entre colegas, familiares, amigos e responsáveis de diferentes áreas da comunidade local, participaram num reconhecimento público ao clínico, durante um jantar na Quinta dos Moinhos de São Filipe.

“O empenhamento activo e permanente na melhoria da vida da comunidade de que, desde há muito, faz questão de ser um membro activo” foi uma das qualidades profissionais de David Martins, disse o vereador da Saúde, Ricardo Oliveira, que não poupou elogios ao médico e investigador que foi director do Hospital de São Bernardo durante sete anos e que, nos últimos 10, até à aposentação, dirigiu o Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar de Setúbal. “É um dos que mais se destacam nesse labor constante que é fazer de Setúbal um concelho com mais qualidade de vida, com melhores condições urbanas, com melhores cuidados de saúde.”

O vereador lembrou ainda a defesa intransigente de David Martins em relação ao Serviço Nacional de Saúde, traduzida na prática médica e em intervenções públicas. “Como nós, valoriza esta extraordinária conquista civilizacional de Abril que a todos permitiu o acesso a cuidados de saúde de qualidade e gratuitos. Continua a ser de enorme importância a reafirmação da defesa, sem hesitações, de um Serviço Nacional de Saúde público e universal”, considerou o autarca.

- PUB -

Residente em Setúbal há mais de 50 anos, David Martins, a par de uma carreira de grande proximidade com os doentes numa área clínica que contribui de forma decisiva para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do papel desempenhado na esfera do associativismo, foi e é reconhecido nacional e internacionalmente enquanto investigador em oftalmologia.

Vencedor do prémio de investigação do Centro Hospitalar

Foram várias as distinções arrecadas por David Martins ao longo do seu percurso profissional. Recentemente, recorde-se, obteve o primeiro prémio da edição inaugural do Prémio do Grupo de Investigação e Desenvolvimento do Centro Hospitalar de Setúbal, patrocinado pelo município e entregue Dezembro. A premiação teve por base a realização de um estudo que David Martins liderou com o colega Pedro Neves sobre um tratamento menos invasivo para a cura de um tipo específico de lesão nos olhos.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Tribunal condena a 15 anos de prisão homicida de empregado de bar em Setúbal

Fábio Abenta, de 31 anos, deixa uma filha de dois anos de idade e era empregado de balcão há vários anos
- PUB -