3 Fevereiro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeCoca-Cola e Centro Jovem Tabor caminham por uma serra mais limpa

Coca-Cola e Centro Jovem Tabor caminham por uma serra mais limpa

Passeio de nove quilómetros em torno da ribeira da Comenda permitiu recolher muito lixo. O Parque Natural da Arrábida é candidato a Reserva Mundial da Biosfera

 

- PUB -

Parque de merendas da Comenda, sábado, 9h30. O som de uma buzina dá início à caminhada que se vive já com entusiasmo entre todos os participantes, colaboradores da Coca-Cola European Partners Portugal, alguns alunos da turma de Turismo de Ar Livre da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal (EHTS) e jovens do Centro Jovem Tabor que aproveitam para divertir-se enquanto fazem uma boa acção pelo ambiente.

Equipados com luvas e sacos do lixo, todos se encaminham pelos trilhos do Parque Natural da Arrábida em alegre convívio, prontos para um passeio de nove quilómetros em torno da ribeira da Comenda. Aqui e ali, vão recolhendo resíduos abandonados na serra. “Já apanhámos tecidos, latas, plásticos, papéis e copos”, enumera Mário, do centro Jovem Tabor. Depois da acção ambiental, o que mais o motiva é a oportunidade de “sair do colégio”. A mesma opinião é partilhada pelo seu amigo Miguel: “Estou a achar engraçado”, diz.

Não é a primeira vez que estes jovens participam em caminhadas na serra, até porque Paulo Fernandes, funcionário auxiliar no centro, aposta muito nas actividades ao ar livre, em estreita parceria com a Câmara Municipal de Setúbal. No âmbito do projecto Bandeira Azul, os jovens do Centro Jovem Tabor também interagem com alunos do curso de Turismo de Ar Livre da EHTS, que assim aplicam conhecimentos como monitores.

- PUB -

Os jovens, oriundos de contextos familiares de risco, ficam residentes no Centro Jovem Tabor até aos 21 anos, recebendo apoios para que mais tarde venham a integrar-se na vida adulta. Promovendo o contacto deles com a sociedade, o objectivo é mostrar que todos “têm valor e podem integrar-se no mercado de trabalho e ser autónomos”, explica Paulo.

CAMINHADA. Participantes recolheram diverso lixo ao longo do percurso de nove quilómetros pela serra

 

Os mesmos valores sociais, de potenciar o talento colectivo e agir com responsabilidade e integridade são defendidos pela Coca-Cola European Partners Portugal. Nesta caminhada, faz-se também “uma acção de sensibilização para os comportamentos a adoptar na natureza”, outra das preocupações da marca sediada em Azeitão, que já recicla 99,64% dos resíduos e só fabrica embalagens cem por cento recicláveis.

- PUB -

No final do passeio, estando já reunidos no parque de merendas da Comenda, todos manifestam um sentimento de dever cumprido por deixar a serra mais limpa, sabendo que o lixo recolhido segue depois para a Central de Compostagem de Setúbal, para que seja separado e tratado.

“O parque de merendas da Comenda continua a ser uma preocupação. Mas há que ter em conta que esta zona é regularmente limpa pela Câmara Municipal e pela União das Freguesias de Setúbal, que coloca caixotes do lixo, assegura o corte de ervas e a manutenção das casas de banho”, realça por seu turno Filipa Fernandes, técnica superior de Ambiente no Gabinete de Turismo da Câmara de Setúbal.

Manuel Bastos, relações públicas da Coca-Cola European Parterns Portugal, faz um balanço “excelente” da iniciativa e espera que “haja uma mudança” de hábitos através das novas gerações. Pouco a pouco, o Parque Natural da Arrábida, candidato a Reserva Mundial da Biosfera, vai ficando mais limpo e cuidado.

This slideshow requires JavaScript.

Comentários

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -