25 Fevereiro 2024, Domingo
- PUB -
InícioSociedadeHospital dos Pequeninos ensinou 260 crianças a não ter medo dos médicos

Hospital dos Pequeninos ensinou 260 crianças a não ter medo dos médicos

Iniciativa procurou familiarizar as crianças com o contexto hospitalar e permitiu a estudantes de medicina testar a sensibilidade com os mais novos

 

- PUB -

O Hospital dos Pequeninos, que esteve recentemente instalado em Setúbal pela primeira vez, recebeu 260 crianças que, a brincar, puderam perceber como funciona o ambiente hospitalar e ganhar confiança perante os procedimentos médicos.

O evento esteve montado na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e recebeu crianças dos 4 aos 10 anos acompanhadas de bonecos, ou seja, pacientes a fingir.

No percurso, que simulou os procedimentos de um hospital real desde a triagem até ao momento da alta médica, os brinquedos “fizeram TAC e radiografias, foram auscultados e medidos e receberam toda a atenção médica necessária para que recuperassem a saúde”, explicou a Câmara Municipal de Setúbal em comunicado.

- PUB -

O objectivo foi familiarizar as crianças com o contexto médico, contribuindo para que “reduzam os níveis de ansiedade quando se encontram na contingência de ser examinadas num centro hospitalar real”.

Em paralelo, a experiência permitiu que estudantes de medicina treinassem a sensibilidade necessária para interagir com pacientes mais novos.

A complementar esta acção, houve consultas de nutrição e um workshop onde pais e filhos tiveram a oportunidade de confeccionar comida saudável, acrescentou nota do município.

- PUB -

A iniciativa, organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, contou ainda com momentos de animação, como pinturas faciais, moldagem de balões e dança.

O projecto “Hospital dos Pequeninos”, que em Portugal já conta com 15 edições, foi iniciado pela EMSA – European Medical Students Association, que é constituída por várias associações de estudantes do espaço europeu.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local

Suspeito de morte de menino em Setúbal será tio da criança

Homem está identificado pelas autoridades e colocou-se em fuga. Disparo de caçadeira terá sido feito para assustar rival
- PUB -