Mostra da secundária dos Casquilhos pode ser visitada ao longo deste mês
O Auditório Augusto Cabrita acolhe até final deste mês, a 11.ª Colectiva de Artes da Escola Secundária de Casquilhos, com vista a apresentar ao público os trabalhos realizados pelos seus alunos na área das artes visuais. O evento, iniciado em 2008, na antiga Galeria Municipal do Barreiro, localizada na Avenida Alfredo da Silva, tem entrada gratuita e destina-se ao público em geral, sendo de recordar que, desde 2014, a mostra tem acontecido no AMAC, evidenciando “um maior compromisso com a qualidade dos trabalhos apresentados”, dado serem submetidos a uma avaliação por parte dos visitantes desta exibição.
Depois de dois anos de interregno, a Colectiva de Artes atinge agora a décima primeira edição, sendo também “um estímulo adicional para continuar um trabalho que, cada vez mais, é expressão da motivação, do empenho e da dedicação de todo o grupo”, que inclui os alunos e os próprios docentes.
De acordo com o município barreirense, a realização desta mostra é um “reconhecimento do talento e da competência” dos jovens, dando-lhes a oportunidade de confrontarem os visitantes com os seus trabalhos e aproximar a vida desta secundária à escola da “vida real”. O evento conta com a participação dos estudantes de artes visuais e dos cursos profissionais de Design de Moda e de Design de Interiores e Exteriores.
Até à mesma data, aquele equipamento municipal acolhe ainda a mostra “O Jazz na BD”, inserida na iniciativa “Barreiro Ilustra BD”, onde os visitantes podem conhecer vários autores nacionais e internacionais do mundo da banda desenhada e ilustração, que se encontra representada em publicações desde o início século XX. Acrescente-se que esta mostra esteve patente ao público, anteriormente, no HotClub de Portugal, tendo sido posteriormente adaptada para exibição nesta iniciativa com o apoio do município.