Aicep Global Parques, Baía do Tejo e Sapec Parques Industriais integram o primeiro grupo de associados da entidade recém-criada
Com o objectivo de captar e fixar investimentos, vai ser lançada nesta quinta-feira, 9, a Associação Portuguesa de Parques Empresariais (APPE), que integra no grupo de primeiros associados a aicep Global Parques, administradora da Zona Industrial e Logística de Sines e do Blue Biz em Setúbal, a Baía do Tejo, localizada no Barreiro, e a Sapec Parques Industriais, sediada em Setúbal. A cerimónia vai ter lugar na Casa da América Latina, em Lisboa, e será apadrinhada pelo secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.
De acordo com o governante, a APPE resulta “do esforço colectivo de gestores de áreas de localização empresarial de todo o País, privados e públicos”, que decidiram “colaborar na qualificação e promoção dos territórios”, tendo em vista “uma maior atracção e fixação de investimento produtivo”.
“A APPE é uma concretização da estratégia do Governo definida pelo programa Internacionalizar 2030”, sublinha ainda Eurico Brilhante Dias, que vai ter a seu lado na sessão de lançamento da nova associação o presidente e a vice-presidente executivos da aicep Global Parques, Filipe Costa e Isabel Caldeira, além do presidente da Madeira Parques Empresariais, Gonçalo Pimenta.
Em comunicado, a APPE assume que “vem servir a estratégia nacional de promoção de Portugal como destino de investimento directo nacional e estrangeiro delineada pela AICEP, através da oferta de espaços e serviços de qualidade, à medida das necessidades dos investidores”. O objectivo, adianta a associação, “é ultrapassar custos de contexto, criar um mecanismo de maior concertação entre entidades licenciadoras, e contribuir para a localização eficiente dos investimentos em áreas dedicadas e devidamente infra-estruturadas”. Além disso, explica que será “apoiada pela plataforma Portugal Site Selection, gerida pela aicep Global Parques, que actuará como agregadora, disponibilizando informação sobre áreas de localização de serviços e prestando apoio no âmbito da localização, instalação e gestão empresarial, na capacitação de todas as regiões para a instalação de mais investimento”.
Neste início de actividade, a APPE compromete-se a promover “a associação de todas as áreas de localização nacionais de cariz publico e privado” e a constituir-se ainda como “um fórum de partilha de boas práticas no sector”. Entre os primeiros associados, além de aicep Global Parques, Baía do Tejo e Sapec Parques Industriais, estão também a Madeira Parques Empresariais, a Tech Parques, a Terinov (Açores).