4 Fevereiro 2023, Sábado
- PUB -
InícioRegionalDistrito com brilho especial e actividades para todos os gostos

Distrito com brilho especial e actividades para todos os gostos

De Setúbal  ao litoral alentejano, passando pelo arco ribeirinho sul, as propostas são variadas e atractivas

 

- PUB -

As decorações, as iluminações e as propostas de actividades são semelhantes e anunciam a quadra festiva. Em todos os concelhos do distrito as comemorações de Natal transmitem um brilho especial ao espaço público e as iniciativas, sobretudo aos fins-de-semana, animam os mais pequenos. Mas não só. Há actividades para todos os gostos (leia-se idades) e feitios, até de incentivo ao consumo no comércio local.

Em Setúbal, até 8 de Janeiro, a Feira de Natal instalada no Largo José Afonso não deixa ninguém indiferente, com vários equipamentos de diversão, entre os quais uma pista de gelo com piso sintético, a que se junta uma área de alimentação e uma outra que dá a conhecer artesanato e produtos regionais. A animação musical, aos fins-de-semana, anda à solta pelas ruas e até “invade” espaços como o Mercado do Livramento e a Praça do Bocage.

Não foram esquecidas ainda artes performativas, espectáculos de dança, teatro, magia e ventriloquia DR infantil, pinturas faciais e modelagem de balões. E programações próprias alusivas à época, no Fórum Municipal Luísa Todi, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, na Igreja do Convento de Jesus e na Casa da Cultura. Isto, além das propostas apresentadas na Casa da Baía, no Moinho de Maré da Mourisca, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, na Biblioteca Pública Municipal e na Casa do Largo.

- PUB -

O programa cultural em Setúbal encerra às 18 horas de 6 de Janeiro, com actuação dos grupos corais alentejanos “Os Amigos do Independente” e “Os Amigos dos Sadinos” a cantarem as Janeiras nos Paços do Concelho.

Em Alcochete, o cartaz festivo “A Magia do Natal” estende-se também até ao “Dia de Reis”. Mercado de Natal, concertos, animação infantil, casinha do Pai Natal, presépios e um globo de neve gigante para registar momentos para a posteridade resumem várias das actividades programadas. As próximas iniciativas realizam-se dia 16, pelas 21h30, com o Coro da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 a actuar no Coreto de Alcochete e, dia 17, pelas 16 horas, com o Fórum Cultural a acolher o musical infantil “O Trono”.

Até há canhão de neve

- PUB -

Em Alcácer do Sal, destaque para o Mercadinho de Natal que pode ser visitado no dia 17 e onde, além de artesanato e produtos regionais, pontificam insufláveis para os mais novos. Animação musical de rua, concertos e passeios de galeão são, entre outras, actividades previstas.

No Barreiro, no Parque Catarina Eufémia, no dia 17 (10 horas), o bosque de Natal e o canhão de neve são propostas diferentes para o público infantil.

Na Moita, o Largo da Caldeira e a Praça da República apresentam pistas de gelo, mercado de Natal, casa do Pai Natal, cinema, música, entre outras atividades aos fins-de-semana.

Em Palmela, além do programa de animação, destacam-se os mercados natalícios e o Presépio Etnográfico.

De volta do litoral alentejano, em Santiago do Cacém, tal como em Vila Nova de Santo André, há “Natal no Parque”, com diversas actividades. Ao passo que em Sines, destacam-se a “Operação Crianças Felizes”, com teatro natalício, promovido pela Junta de Freguesia local no dia 17, a partir das 15 horas no pavilhão junto à ZIL II. Pinturas faciais, jogos, bolas de sabão gigantes, coreografias, modelagem de balões, dois insufláveis, uma piscina de bolas, passeio de charrete são actividades agendadas. Em Porto Covo, a Junta de Freguesia apresenta mercado tradicional, concertos, pinturas faciais e ateliers. Os vários programas podem ser consultados nos sites das respectivas autarquias.

Sesimbra dá teatro e concertos

Teatro e concertos são as próximas actividades em destaque no concelho de Sesimbra, integradas na programação comemorativa da época natalícia. Nos dias 15, 16 e 17, o Cineteatro Municipal João Mota recebe o espectáculo cénico “O sonho que te move”, do grupo de teatro amador “De Vez em Quando”, dirigido aos mais jovens. Na quinta e sexta-feira a peça está em cena às 10 horas e às 14h30. No sábado, a exibição é às 15h30. As crianças até 12 anos pagam 1,5 euros e os acompanhantes 2,5 euros.

O mesmo espaço municipal, nos dias 16, 17 e 18, volta a ter em cartaz outro espectáculo teatral: “Evaristo e a Consoada de Natal”, também a cargo da companhia “De Vez em Quando”. As actuações estão agendadas para as 21h30 de sexta-feira e sábado e para as 15h30 de domingo. A peça é para maiores de 6 anos e o preço dos ingressos é 5 euros.

Ainda para os dias 17 (pelas 21h30) e 18 (pelas 16 horas) estão previstos dois concertos: a actuação do Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica 1.º Dezembro e do Grupo Coral de Sesimbra, na Igreja Matriz de Santiago, e dos grupos corais da freguesia de Quinta do Conde, na Igreja de Nossa Senhora da Esperança, respectivamente. As celebrações de Natal terminam no concelho a 6 de Janeiro.

Montijo mostra duendes e equilibristas pelas ruas

No Montijo, entre as diversas acções de animação destacam-se as artes proporcionadas por duendes, equilibristas e mascotes de Natal no centro da cidade. As praças da República e Gomes Freire de Andrade são o centro da animação natalícia no espaço público. Na primeira, as decorações – que contam com uma árvore gigante e a casinha do Pai Natal, bem como com um mercadinho e um presépio “à escala real” – despertam todas as atenções. Na segunda, encontra-se instalada uma pista de gelo, de acesso gratuito, que funciona como chamariz dos mais novos e respectivas famílias.

O programa de comemorações, no entanto, estende-se por vários pontos do concelho com diversas actividades, como concertos, oficinas criativas, circo de Natal pelas freguesias, entre muitas outras. A animação com grupo de percussão tem sido constante assim como as artes de rua, com duendes, mascotes e equilibristas.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

Minipreço do Bairro do Liceu assaltado esta tarde

O assaltante, que usava uma máscara de palhaço para não ser identificado, terá ameaçado os presentes com uma faca.
- PUB -