19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioPolíticaDeputada Sandra Cunha renuncia a mandato depois do Ministério Público ter pedido...

Deputada Sandra Cunha renuncia a mandato depois do Ministério Público ter pedido levantamento da imunidade parlamentar

Sandra Cunha não quer que o Bloco de Esquerda seja envolvido num processo que apenas a si diz respeito, e a que quer responder em “total liberdade”

- PUB -

 

A deputada do Bloco de Esquerda Sandra Cunha renunciou ontem ao mandato na Assembleia da República, depois do Ministério Público ter pedido o levantamento da sua imunidade para a constituir como arguida por alegada discrepância das moradas que a eleita indicou ao Parlamento

Foi a própria Sandra Cunha, eleita pelo círculo eleitoral do Distrito de Setúbal e cabeça-de-lista do partido à câmara setubalense nas últimas autárquicas, que deu a saber desta decisão através da sua rede social do Facebook, onde afirma que foi constituída como arguida, tendo sido este o motivo que a levou a “pedir renúncia” do “mandato de deputada à Assembleia da República”.

- PUB -

A sua determinação resulta de “motivos pessoais”, uma vez que pretende “defender” o seu “bom nome com total liberdade”. Quanto aos motivos políticos, que estiveram também na base da sua decisão, afirma: “não quero que a continuidade em funções durante a minha defesa possa ser usada como arma de arremesso contra o Bloco de Esquerda”.

De acordo com Sandra Cunha, o Ministério Público pediu o levantamento da sua imunidade parlamentar “para ser constituída arguida na sequência da identificação de discrepâncias nas moradas” que indicou ao Parlamento “entre 2017 e 2018”, discrepâncias essas que: “esclareci oportunamente, quando as corrigi”, garante.

Segundo publica o JN, além de Sandra Cunha do BE, estão a ser investigados pelo Ministério Público, pelo mesmo motivo, três deputados do PSD (Carla Barros, Firmino Marques e Pedro Roque), três do PS (Elza Pais, Fernando Anastácio e Nuno Sá) e um do CDS-PP (João Almeida).

- PUB -

O levantamento da imunidade parlamentar foi aprovado pela Comissão de Transparência, a pedido do Ministério Público, e foi nessa sequência que a bloquista decidiu renunciar ao mandato. O que estará a ser investigado é, a agora ex-deputada, ter declarado que residia entre Sesimbra e Almada, usando, respectivamente, a sua morada e a dos pais, refere o mesmo jornal.

Sandra Cunha vai ser substituída por Diana Santos, que figurava em quarto lugar na lista do Bloco de Esquerda pelo Distrito de Setúbal. A nova deputada tem 36 anos, é psicóloga clínica e activista pelos direitos humanos e civis das pessoas com deficiência.

 

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -