26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalNovas concelhias PS com autárquicas na mira

Novas concelhias PS com autárquicas na mira

Em cinco municípios as novas concelhias socialistas vão ter de defender as presidências das câmaras, nos restantes 8 do distrito vão atacar a gestão da CDU. As autárquicas 2021 já não deixam muito tempo para preparar estratégias

- PUB -

Os socialistas do distrito de Setúbal foram a votos na passada sexta-feira e sábado para elegerem os líderes das comissões políticas concelhias para o biénio 2020 – 2022. Um mandato que tem de preparar as autárquicas e, aqui, em conjunto com a Distrital, as estruturas locais vão ter de se colocar no terreno com estratégias diferentes. Trata-se de conquistar a governança em umas câmaras e defender a gestão socialista noutras.

No caso de Almada, Barreiro, Montijo, Alcochete e Sines, o PS vai ter de defender a cadeira da presidência, enquanto nos restantes oito municípios, a missão é tentar afastar a maioria CDU, ou seja, em Alcácer do Sal, Moita, Palmela, Sesimbra, Setúbal, Grândola e Santiago do Cacém.

Em Almada, desde a última sexta-feira, cabe a Ivan Gonçalves, que venceu com 67 % dos votos, trabalhar para segurar a Câmara nas mãos do PS. Por enquanto, tudo indica que Inês de Medeiros vai recandidatar-se, e a equipa da Concelhia vai ter de negociar posicionamentos e nomes mantendo a estabilidade dentro do partido.

- PUB -

Nos próximos dias Ivan vai ter de reunir o partido em Almada, depois de duas candidaturas terem disputado a Concelhia numa campanha que se revelou aguerrida entre uma ala que defendia o rejuvenescimento, e outra a apelar em nome da experiência, encabeçada por Courinha Leitão.

Outro concelho com duas candidaturas a correrem à Concelhia foi Sesimbra. Com 61 %, Nelson Pólvora venceu Américo Gegaloto que presidia a este órgão, e vai tentar devolver a gestão da Câmara ao PS.

Nuno Canta mantém presidência da Câmara e da Concelhia PS

- PUB -

Em Palmela, Raúl Cristóvão foi reeleito, em lista única, para mais um mandato, e afirma o seu agradecimento aos militantes por terem voltado a “acreditar no projecto” que apresentou a sufrágio. Com 100% dos votos, o líder da Concelhia, afirma que o partido “está mais forte e a caminho de mudar Palmela”, e afastar a CDU.

A tentar também afastar a CDU dos corredores da Câmara está Marco Teles Fernandes no concelho do Seixal. Depois de ter conseguido aumentar a votação nas últimas autárquicas no município, o reeleito líder da Concelhia somou 69% dos votos. Sem candidatura opositora, o presidente diz, através do Facebook, que este resultado “significa um expressivo sinal de confiança dos meus pares para continuar a liderar o projecto político local”.

No caso do Barreiro, o deputado da República e presidente da Assembleia Municipal, André Pinotes, foi reeleito para a Comissão Política Concelhia, e é um dos casos em que tem de defender a Câmara que os socialistas tiraram à CDU nas últimas autárquicas com Frederico Rosa.

Também reeleito, foi Nuno Canta, no Montijo. O presidente da Câmara continua a acumular com a direcção do partido no concelho, e vai ter de defender a continuidade da governação socialista. Outro município onde os socialistas têm de defender a Câmara, é Sines, ganha nas últimas autárquicas. Segurar a vitória vai estar muito na responsabilidade do novo presidente da Concelhia, Carlos Salvador.  Em Alcochete, também nas mãos do PS, esta missão vai caber a Fernando Pinto.

No caso de Setúbal, Paulo Lopes foi reeleito, e já afirmou que o seu grande objectivo é reconquistar a Câmara Municipal. Em Alcácer do Sal, o eleito é Rui Damião, na Moita o Carlos Albino renovou o mandato, enquanto em Santiago do Cacém a Concelhia passa a ser gerida por uma mulher, Susana Pádua.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -