28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioRegionalEduardo Cabrita assiste a inauguração de quartel e ‘garante’ hospital

Eduardo Cabrita assiste a inauguração de quartel e ‘garante’ hospital

Com um investimento na ordem dos dois milhões de euros, o Quartel dos Bombeiros de Amora é o segundo a ser inaugurado este ano. Em Junho foram os do Seixal a receber uma secção em Fernão Ferro

 

- PUB -

Os Bombeiros Mistos de Amora tomaram posse da sua nova sede, no passado sábado, perante autarcas, autoridades, representantes das forças vivas e centenas de populares do concelho do Seixal, além de Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna.

A anteceder a sessão solene, entidades e convidados visitaram as modernas instalações, momento aproveitado para o descerramento de uma placa para perpetuar o acontecimento.

O quartel, levantado em terrenos oferecidos pela Câmara do Seixal, que também contribuiu com mais de um milhão de euros, além do projecto e obra, está localizado estrategicamente na avenida 25 de Abril, entre a Cruz de Pau e Corroios, perto da Pista Carla Sacramento. Possui tudo o que é necessário ao normal funcionamento de um corpo de bombeiros, bem como vestiários, balneários, camaratas, cozinha e uma sala de convívio.

- PUB -

Foi o sonho que nos moveu

“Lutámos muitos para chegar até aqui”, declarou Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal, durante a sessão solene. “Foi o sonho que nos moveu”, confessou. “Deitámos mãos à obra num trabalho de intensa parceria com os representantes da população”.

Entretanto, aproveitando a presença no local do ministro da Administração Interna, lembrou ao Governo que a autarquia tem utilizado de forma “sublime” os fundos europeus que lhe chegam; que estes, vindos do POSEUR, não ultrapassaram os 800 mil euros, quando a obra orçou em cerca de dois milhões.

- PUB -

Joaquim Santos referiu ainda que a Câmara do Seixal é das que mais apoios financeiros canaliza para as forças da paz, ou seja, um milhão de euros por ano.

Mesmo assim, as corporações de bombeiros têm dificuldades de “operacionalidade, o que suscita “grande preocupação”.

Entretanto, recordou ao ministro Eduarda Cabrita “questões importantes não resolvidas”, caso do hospital no Seixal, tantas vezes prometido mas ainda por construir, e o encerramento das urgências da ala pediátrica do Garcia de Orta.

Outra “preocupação de grande monta” relaciona-se com a Escola João de Barros, em Corroios. As obras estão por concluir há dez anos e os “alunos continuam a ter aulas em contentores”.

O autarca transmitiu ainda ao ministro os anseios da população de que o Metro Sul do Tejo “avance até ao Fogueteiro” e que as freguesias extintas sejam repostas.

O momento mais fácil

Depois de saudar os bombeiros e os esforços de todos os que concorreram para a realidade que celebravam, o ministro disse estar ali “no momento mais fácil”, o que toda a gente compreendeu.

“É fundamental que esta legislatura seja marcada pela construção do hospital no Seixal”, declarou a dado passo, dando assim resposta a uma das maiores preocupações da população, exposta pouco antes pelo presidente da Câmara. “Neste Governo e neste ministro, os autarcas e as populações terão sempre um parceiro seguro”, acrescentou.

Rodeia Machado, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, denunciou as dificuldades financeiras vividas pelos bombeiros e pediu ao ministro que, nesse sentido, intercedesse junto do “seu colega das Finanças” e da “sua colega da Saúde”.

Cruzamento de boas intenções

“Só à terceira tentativa a nossa candidatura foi aprovada”, lembrou Lúcia Soares, presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Amora (AHBMA), para ilustrar os escolhos que tiveram de ser ultrapassados. Agradeceu à Câmara do Seixal e às juntas de Amora e Corroios o apoio que concederam, desde o início, ao projecto e deixou esta mensagem: “Quando as boas intenções se cruzam nada é impossível”.

Carlos Falcão, comandante do corpo de bombeiros, quis deixar uma “homenagem a todos os bombeiros que sonharam com estas instalações e a construíram”, bem como uma “palavra de apreço ao presidente da Câmara do Seixal, cuja acção foi determinante para a construção desta realidade”.

Quanto a Odete Gonçalves, presidente da Assembleia Geral da AHBMA, que abriu a sessão, disse ser aquele “um dia muito grande para esta casa”, porque “lutámos desde há muito por estas instalações”. E concluiu: “Estamos todos muito felizes”.

 

Por José Augusto

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -