29 Junho 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioRegionalPerdas reais de águas reduziram 11% em 2018

Perdas reais de águas reduziram 11% em 2018

Autarquia reforça medidas para a defesa da água pública

 

- PUB -

Na última reunião de Câmara, a vereadora do Ambiente, Fernanda Pesinho, propôs uma saudação ao Dia Nacional da Água, aprovada por unanimidade, onde constam diversas medidas de proteção e defesa da água pública.

A autarca do Partido Ecologista “Os Verdes” lembrou que no quadro da alteração climática a “precisa de ser ainda mais protegida” e destacou as intervenções feitas pela autarquia, que “permitiram em 2018 a redução em 11% das perdas reais de água”. Fernanda Pesinho sublinhou também a reabilitação de mais de “quatro quilómetros de condutas com o prolongamento da rede em mais 3,8 km e a construção de 749 novos ramais”.

O saneamento irá servir mais moradores com a construção de mais um quilómetro de coletores, a reabilitação de troços da rede e a construção de 126 novos ramais.

- PUB -

A Câmara de Palmela apostou ainda em três grandes projetos de infraestruturação na área do saneamento, em Cajados, Portal Branco e Miraventos e Lagoa da Palha, cujos concursos estão a decorrer.

 

Autistas mais protegidos

- PUB -

 

As instalações da antiga escola de Arraiados, que se encontravam desativadas, foram cedidas à Associação Inovar Autismo num contrato de comodato válido por cinco anos.

A associação, que conta com 160 associados, passa a usufruir de uma sala, um hall e instalações sanitárias e espaços exteriores, onde desenvolverá iniciativas inclusivas no âmbito do autismo, como terapias, atendimento a famílias e pessoas com autismo.

 

Palmela participa nas Vindimas de França

 

Depois da realização das vindimas em Palmela, os autarcas vão viajar até França para promover os vinhos do concelho.

O município de Palmela marcará presença, pela primeira vez, na Festa das Vindimas em França.

O evento conta com mais de meio milhão de visitantes e irá decorrer de 11 a 13 de Outubro, contando com a adesão da Adega Cooperativa de Palmela, da Casa Ermelinda Freitas e dos produtores locais de Queijo de Azeitão. Para além dos vinhos e do queijo de Azeitão, a autarquia levará até terras de França o pão caseiro, as fogaças e os melhores produtos da gastronomia local e nacional.

 

Saudação aos músicos do concelho

 

Os autarcas aprovaram por unanimidade uma saudação aos músicos do concelho, que fazem parte de quatro filarmónicas e onde as escolas de música têm desenvolvido um trabalho de destaque permitindo a criação do conservatório regional.

Na saudação, destaca-se a importante contribuição dos músicos, maestros, cantores e dirigentes associativos, que apostam na afirmação de Palmela como terra de música e de cultura, na esperança que seja reconhecida pela UNESCO como Cidade Criativa na Área da Música.

 

Circuito Urbano  oferece transportes gratuitos

 

A carreira 449 dos Transportes Sul do Tejo (TST) continua a oferecer transportes gratuitos até ao fim do mês como forma de promover o passe Navegante, que passa a ser obrigatório no dia 1 de Novembro.

O passe, no caso do Pinhal Novo, pode ser pedido na Estação Ferroviária, na CP ou na Fertagus.

 

Lixos e monos mobilizam autarcas

 

Na sessão foram feitas diversas denúncias sobre o problema dos monos e resíduos que continuam a atormentar o concelho onde se reconhece a falta de capacidade de resposta da fiscalização.

A Câmara, revelou Fernanda Pesinho, “continua a investir nesta área, mas nada se consegue se não houver respeito pelo espaço público”. A autarca considera que “todos somos vítimas da falta de cidadania e civismo”. Já o vereador socialista Pedro Taleço defendeu “a criação de uma investigação de lixo, que procure identificar quem é o infrator e que funcionará em articulação com as ações de limpeza”. Também Carlos Vitorino, do PSD/CDS sugeriu que “se adotem medidas coercivas em relação a alguns abusos”.

Comentários

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Revolta no velório de Jéssica obriga à presença de bombeiros e polícia

Avó paterna e alguns populares revoltam-se com mãe da criança durante a cerimónia fúnebre
- PUB -