16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioRegional“Envelhecer Está na Moda” regressa em Outubro

“Envelhecer Está na Moda” regressa em Outubro

Edição deste ano une crianças, jovens e idosos na passerelle

A 2ª edição do evento “Envelhecer Está na Moda”, promovido pelo CRIVA – Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira, em parceria com o Projecto Escolhas do Vale da Amoreira decorre nos dias 25 e 30 de Outubro, respectivamente, no Fórum Barreiro e no Moinho de Maré de Alhos Vedros.

- PUB -

O evento conta com a presença de de Karen Porfiro, modelo internacional e Miss São Paulo 2017, actualmente, madrinha do CRIVA.

Segundo Ana Sófia Faria, directora técnica do CRIVA, “envelhecer é uma consequência natural do ser humano e não tem que ser obrigatoriamente mau. É uma realidade com a qual temos de conviver”, afirma.

Sob esta máxima “Envelhecer Está na Moda” tem como principal objectivo trabalhar o conceito de valorização da pessoa idosa. “Tivemos sempre uma preocupação em promover o envelhecimento saudável e valorizar as pessoas que tem mais idade”, refere. “Portanto com estas duas ideias de base e esta preocupação em promover uma qualidade de vida aos idosos, bem como um envelhecimento ativo, trabalhámos a sua autoestima e imagem”, conta.

- PUB -

Quanto ao plano de acção do evento centra-se em levar idosos a vestir a pele de modelos por um dia e desfilarem na passerelle. “As senhoras mais velhas querem, claro, desfilar na passerelle. É um momento em que são pintadas e maquilhadas. E elas também estão envolvidas na preparação e confecção dos vestidos. Com este desfile ajudamo-las a treinar o equilíbrio e actividades motoras, a parte cognitiva, o pensamento e a autoestima”, afirma Ana Sófia Faria. A directora acrescenta ainda, “temos uma actividade de sensibilização e de promoção para o envelhecimento saudável que será dirigida pelo Dr. Manuel Pinto Coelho, um médico que se tem afirmado muito nesta área”.

No âmbito deste evento vão ser criados os habituais calendários com fotografias dos modelos idosos, cujo objectivo é a venda para angariação de receitas.

De acordo com a directora técnica do CRIVA os patrocínios são muitos, o que permitiu criar um evento de maior dimensão. “Temos uma parceria com o Fórum Barreiro, que tem sido fundamental. Cederam-nos o espaço, têm apoiado em termos da divulgação e criação da imagem do evento, e também financeiramente”, conta.

- PUB -

O evento conta ainda com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro, União de Freguesias Barreiro e Lavradio, União das Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, Emoções e Prestígio – Corporate Travel Agency, Rádio Popular FM, RTP África, Opticalia de Santa Maria, Douglas, Pingo doce Fórum Barreiro, Recheio, Farmácia Parreira, Bernina Portugal e Fitness Hut.

 

Crianças e idosos de mãos dadas

 

A novidade de “Envelhecer Está na Moda”, em 2019, é a inclusão de jovens e crianças no desfile. “Este ano alargamos o evento aos vários públicos, desde os mais jovens aos mais idosos”, salienta Ana Sofia Faria.

“Os mais novos precisam perceber que estão a envelhecer e o envelhecimento saudável começa a ser preparado desde cedo. Não é quando chegamos aos 60 ou 70 anos que começamos a preparar o nosso envelhecimento”, afirma.

 

Estilismo e música em palco

 

Carlos Franqueira, membro do Projecto Escolhas do Vale da Amoreira, defende que a realização de actividades dessa magnitude com o envolvimento dos mais novos permite combater o “absentismo, a melhorar os resultados e fomentar o sucesso escolar, e também promove competências pessoais, sociais, cognitivas, morais, artísticas e desportivas”, refere.

O evento terá como estilista principal Luiz Mendonça e uma programação recheada de actividades diversificadas, desde rastreios na área da saúde a workshops de costura. Waldemar Bastos é um dos convidados do dia para assumir o palco e actuar antes da passagem de modelos. A apresentação fica a cargo de Susana Roldão.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -