26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioRegionalLavradio celebra aniversário com homenagem tempo do vinho Bastardinho

Lavradio celebra aniversário com homenagem tempo do vinho Bastardinho

Elevação do Lavradio deu-se em 1985, época em que a freguesia perdeu as características rurais para receber indústria

 

- PUB -

A 25 de Setembro o Lavradio celebra o seu 34º Aniversário de elevação a vila. As comemorações decorrem ao longo de uma semana tendo início este Sábado com o “Encontro de Bandas” a receber reconhecidas filarmónicas junto à Igreja de Santa Margarida no Lavradio. O evento tem início pelas 15h30 e conta com a participação da Associação Filarmónica de Arganil, a Sociedade União Musical Alenquerense e a Banda Musical do Barreiro. Após o momento de apontamento musical, as bandas filarmónicas seguem em desfile até ao Largo das Festas.

No dia 25 dia, pelas 17h00, o destaque vai para a inauguração do Gabinete de Integração Profissional que fica agora inserido no edifício da Junta de Freguesia.

Para o mesmo dia está marcada, pelas 11h00, a inauguração do monumento “Ao Bastardinho” na Praça 5 de Outubro. Um momento que conta com a actuação da Big Band da Escola de Jazz do Barreiro.

- PUB -

 

Terra do antigo Bastardinho

 

- PUB -

Existem vestígios pré-históricos da existência de uma povoação no Lavradio, no local ribeirinho que hoje é conhecido como a Ponta da Passadeira. Contudo os registos oficiais de uma povoação apenas surgem no século XV.

Em 1670 o território da vila do Lavradio foi doado a Luís de Mendonça Furtado, vice-rei da Índia, então nomeado 1º conde do Lavradio, pelo rei D. Pedro II. E na mesma época o Lavradio foi elevado à categoria de vila.

Aquando da morte de Luís de Mendonça Furtado sem descendência, o território do Lavradio voltou a estar sobre a responsabilidade da casa real.

Nos séculos seguintes os 23 quilómetros do território do Lavradio incluíam as freguesias de Palhais e Telha, com 921 habitantes.

Ainda no século XIX, dá-se a extinção desta organização e em 1836 o território do Lavradio é integrado no concelho de Alhos Vedros até à extinção deste, em 1855.

Até ao final da primeira metade do século XX o Lavradio foi conhecido a nível nacional pela extracção de sal e actividade agrícola, na qual se destacava a produção de cortiça e as vinhas da casta Trousseau, que davam origem ao antigo “Bastardinho”. Na época a produção daquele que também era apelidado de “Vinho do Lavradio” estendia-se por toda a península de Setúbal.

O crescimento industrial do século XX levou à perda das vinhas, da actividade salineira e das fábricas de transformação de cortiça. Começou então o crescimento da zona industrial do Lavradio com a instalação da UFA, Fisipe e EDP.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -