1 Julho 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioRegionalCampeonato europeu da Juventude de Pelota leva cinco países à Moita

Campeonato europeu da Juventude de Pelota leva cinco países à Moita

Equipas praticantes da pelota defendem tradição centenária com o lema ‘unir a diversidade’

 

- PUB -

O 4º Campeonato Europeu da Juventude de Pelota de Mão termina hoje e uniu na vila da Moita 120 atletas de seis nacionalidades e sete delegações.

País Basco, Comunidade Valenciana, França, Holanda, Bélgica, Itália e Portugal estão representados neste campeonato de âmbito europeu, que tem como objectivo divulgar os Jogos Tradicionais de Pelota Europeus entre as gerações mais jovens.

O evento decorre na Escola Secundária da Moita e na Escola Básica 2,3 D. Pedro II e inclui quatro tipos de jogos diferentes, de forma a que todas as delegações possam participar, sob o lema ‘Unir a Diversidade’.

- PUB -

O presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, destaca o crescimento desta modalidade no concelho. “Na Moita, a pelota tem cerca de seis anos de existência. Mas a verdade é que aos poucos foi ganhando adeptos, foi organizando provas, foi crescendo de forma consolidada, de forma sustentável e é hoje possível acolher uma prova internacional desta dimensão”, refere.

Para o autarca o desporto e o desenvolvimento são duas palavras indissociáveis. “Não há desenvolvimento social, não há desenvolvimento de todo o âmbito se não tiver evoluído no desporto”, salienta.

 

- PUB -

Jogo Tradicional da Idade Média aos Jogos Olímpicos

 

Jogada com um bastão com uma bola que é batida com a mão, uma raquete, um bastão de madeira ou uma cesta, contra uma parede ou, entre duas equipas a pelota nasceu na Idade Média, no País Basco e chegou a ser um desporto olímpico nos Jogos de 1900 em Paris. Mais tarde foi apenas desporto de demonstração nos Jogos Olímpicos de 1968 e 1992.

Hoje, este jogo da tradição popular é praticado por toda a Espanha, tendo-se estendido a outros países, onde as comunidades bascas tiveram alguma influência como na Argentina, Estados Unidos, Chile, Cuba, México, Uruguai e Venezuela.

Na Europa, a pelota também tem adeptos significativos para além de Espanha, com especial destaque para Portugal, Bélgica, Itália, Polónia e França.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Carreiras da Carris Metropolitana iniciam novos circuitos a partir desta sexta-feira em Palmela, Setúbal, Alcochete, Moita e Montijo

Álvaro Amaro diz que a operadora vai agora cumprir os percursos que ainda não estão a ser efectuados

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)
- PUB -