29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioRegionalTAUROMAQUIA | Associação de empresários faz balanço positivo a época triste

TAUROMAQUIA | Associação de empresários faz balanço positivo a época triste

Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, lembra com pesar que a época ficou marcada pela morte de dois forcados. O balanço, ao nível do espectáculo, foi positivo: “Notámos mais pessoas nas praças”

O presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), Paulo Pessoa de Carvalho, faz um balanço positivo da época taurina, que fecha no domingo, em Évora, apesar de ter ficado marcada pela “trágica” morte de dois forcados

- PUB -

“Infelizmente, foi uma temporada marcada pela tristeza, pela morte de dois forcados, tendo sido aquilo que mais marcou o sector. No entanto, ao nível do espectáculo, notámos este ano mais pessoas nas praças, o que é positivo”, diz o presidente da APET, em declarações à agência Lusa.

A temporada tauromáquica ficou marcada pelas mortes, ocorridas em Setembro, dos forcados Pedro Miguel Primo, de 25 anos, dos amadores de Cuba, e Fernando Quintela, de 26, dos amadores de Alcochete, na sequência de colhidas em corridas de toiros realizadas, respectivamente, em Cuba (Beja) e Moita do Ribatejo (Setúbal).

Embora considerando as duas mortes “trágicas para toda a família taurina”, Paulo Pessoa de Carvalho afirma que a “conjuntura e as vicissitudes” que o país atravessa não afectaram o sector, que termina o ano com um “saldo positivo”.

- PUB -

“Eu continuo a considerar que a temporada obteve um saldo positivo. Não obteve os triunfos que queríamos, não apareceu o toureiro que pode levar multidões às praças, mas continuam a viver-se bons momentos e boas expectativas”, sublinha.

Na opinião do presidente da APET, “faltam ídolos” para esgotar as praças de toiros em Portugal de uma forma “mais contínua”, quando o sector assiste, em paralelo, a um “rejuvenescimento” de aficionados.

Segundo a Associação Nacional de Toureiros (ANdT), “ainda não são conhecidos” os dados oficiais relativos ao número de espectáculos realizados este ano, mas as “previsões” apontam para um número “idêntico” ao de 2016.

- PUB -

De acordo com o relatório da Inspecção Geral das Actividades Culturais (IGAC) publicado no seu sítio na Internet, em 2016, realizaram-se 191 espectáculos tauromáquicos em Portugal.

A temporada tauromáquica abre todos os anos no dia 01 de Fevereiro em Mourão (Évora) e encerra a 01 de Novembro com um espectáculo no Cartaxo, no distrito de Santarém.

Este ano, excepcionalmente, a tradicional corrida de toiros no Cartaxo não se realiza, terminando a época em Évora, no domingo, com a segunda corrida à portuguesa da Associação de Dadores Benévolos de Sangue do distrito.

Pela Arena d´Évora, a partir das 17:00, vão passar os cavaleiros Rui Salvador, Francisco Cortes, Gilberto Filipe, Francisco Palha, Manuel Telles Bastos e o praticante António Prates.

Neste festejo vão ser lidados seis toiros da ganadaria de São Torcato, cabendo as pegas aos forcados amadores de Santarém e de Évora.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -