AD alcança triunfo numa noite marcada pela grande derrota do PS 

AD alcança triunfo numa noite marcada pela grande derrota do PS 

AD alcança triunfo numa noite marcada pela grande derrota do PS 

Fora dos ‘grandes’ partidos, o maior destaque foi para o JPP, que elegeu o seu primeiro deputado

A AD foi a grande vencedora destas legislativas, estando em destaque também o Chega, com o partido a conseguir crescer ainda mais, numa noite marcada pela grande derrota do Partido Socialista (PS). Fora dos ‘grandes’ partidos, o maior destaque foi para o JPP, que elegeu o seu primeiro deputado. Realçar também o crescimento da Iniciativa Liberal e do Livre, e o tombo do Bloco de Esquerda. Certo é que, sem o Chega, nenhuma coligação, nem à direita nem à esquerda se consegue formar um Governo maioritário.

- PUB -

A AD subiu cerca de cinco pontos percentuais, de 28,02% em 2024, para cerca de 32%. A coligação de direita conseguiu uma grande vitória, confirmando as sondagens que foram saindo, mas a principal surpresa da noite foi a grande queda dos socialistas e a subida do Chega.

O partido liderado por André Ventura foi o grande vencedor da noite, conseguindo terminar no segundo lugar a nível nacional. Nas últimas legislativas o partido obteve 18,07%, elegendo 50 deputados, conseguindo nesta noite eleitoral alcançar os 58 deputados, reflexo dos cerca de 23% dos votos.

Já o PS, liderado por Pedro Nuno Santos, foi o grande derrotado da noite, após perder bastantes votos, relativamente às últimas eleições, com uma queda de vinte deputados, uma descida de cerca de cinco pontos percentuais. 

- PUB -

A noite eleitoral da IL foi positiva, com o partido de Rui Rocha a aproveitar a ‘onda’ da direita e a aumentar a votação no partido, dos 4,94% em 2024, para quase 6%. Já na esquerda, existiu um grande vencedor, o partido Livre, com Rui Tavares a assegurar um aumento de deputados eleitos na Assembleia da República, subindo 3,16% para mais de 4%, alcançando os seis deputados. 

Quanto à CDU, a força partidária liderada por Paulo Raimundo manteve-se com resultados semelhantes ao do ano passado, perdendo ainda assim um deputado deputado.

Já o partido de Mariana Mortágua sofreu uma grande queda a nível do número de eleitos, conseguindo garantir o lugar apenas a sua cabeça de lista, descendo dos 4,36% para cerca de 2%. Quanto ao PAN, manteve a sua vaga na assembleia com Inês Sousa Real. O JPP foi a grande surpresa, alcançando o primeiro deputado no Parlamento.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não