26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcochetePedro Nuno Santos afirma que Governo quer trabalhar com o PSD para...

Pedro Nuno Santos afirma que Governo quer trabalhar com o PSD para a solução do novo aeroporto de Lisboa

Ministro garante não defender nenhuma localização e quer passar avaliação ambiental para o LNEC. Alcochete mantém-se na linha de voo

- PUB -

O ministro das Infra-estruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, diz que o Governo quer uma solução de consenso para a localização do novo aeroporto de Lisboa. Recusa-se a trazer novamente para cima da mesa a discussão sobre o despacho publicado pelo seu Ministério a 29 de Junho sobre a nova opção aeroportuária, o qual foi revogado logo no dia seguinte pelo primeiro-ministro, afirmou a abertura total do Governo para dialogar com o PSD, e defende que seja entregue ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) a nova avaliação ambiental estratégica.

São posições de Pedro Nuno Santos que, na passada quarta-feira, por requerimento do PSD, prestou esclarecimento no Parlamento sobre os problemas nos aeroportos de Lisboa e Porto, onde garantiu não ter preferência por nenhuma localização para o novo aeroporto, mas defendeu que a solução que implique a expansão do Aeroporto Humberto Delgado terá implicações sociais e ambientais e que uma solução dual que não implique essa expansão “tem maior limitação no tempo”.

“Cada ano que demorarmos [a decidir], vamos estar a perder milhares de milhões de euros, num País que não é rico”, e salientou a “necessidade urgente” de aumentar a capacidade aeroportuária, para receber “os milhões de passageiros que querem procurar Portugal, caso contrário “é dinheiro perdido pelo País”.

- PUB -

O despacho ‘acarinhado’ pelo ministro das Infra-estruturas, revogado por António Costa, indicava a decisão do Governo de avançar com uma nova solução aeroportuária para Lisboa, que passava por avançar com a BA-6 no Montijo para estar em actividade no final de 2026 e Alcochete como infra-estrutura internacional e, quando este estiver operacional, fechar o aeroporto Humberto Delgado.

Pedro Nuno Santos, que vincou não haver uma solução para o novo aeroporto de Lisboa que “vá ser aceite por toda a gente”, ou seja, uma solução “sem espinhas”, uma vez que todas as localizações apresentam vantagens e desvantagens, disse que a condição premente é mesmo avançar com o estudo de avaliação ambiental que a construção da nova infra-estrutura aeroportuária obriga.

“A submissão da avaliação ambiental estratégica a um novo concurso tem obviamente, desde logo, um risco jurídico, mas também um atraso. […] Esse atraso não existe se for adjudicada ao LNEC, obviamente muito respeitado no nosso País”. Esta é uma decisão que o Governo está disponível a tomar com o PSD.

- PUB -

O concurso público internacional anterior foi preparado pelo Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT), que decidiu, entre quatro propostas, atribuir a realização da avaliação ambiental estratégica a um consórcio formado pela Ineco e pela Coba.

A nova avaliação ambiental estratégica terá de ser levada a cabo, uma vez que o Governo decidiu revogar a atribuição da mesma àquele consórcio.

“Quando foi lançado o concurso para avaliação ambiental estratégica, que cumpriu escrupulosamente as regras europeias, […] foi feita uma escolha e fizemos uma avaliação política, porque o consórcio é detido por uma empresa que, por sua vez, é detido por outra que detém a gestora dos aeroportos de Espanha”, explicou hoje o governante.

Para o ministro, “independentemente da transparência e da qualidade do trabalho desse consórcio, colocaria sempre sobre muitos portugueses suspeitas ou dúvidas sobre esse resultado”, acrescentou.

Em resposta ao PSD, defendeu que atribuir a avaliação ambiental estratégica ao LNEC e não realizar um novo concurso permite ganhar tempo. “Este concurso não deve ser atribuído a este consórcio, nós não podemos simplesmente anular este concurso e fazer outro”, referiu.

“Todos aqui, acho eu, já disseram que não querem que seja assinado um contrato com uma empresa que gere o principal aeroporto concorrente do aeroporto de Lisboa [Madrid]. Se tiverem [o PSD] o mesmo entendimento que nós e outros partidos já tiveram, então temos que fazer outra coisa: entregar ao LNEC”, vincou.

Com Lusa

 

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -