26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioPolíticaChega quer audição de presidente da Câmara de Setúbal sobre acolhimento de...

Chega quer audição de presidente da Câmara de Setúbal sobre acolhimento de refugiados

O deputado do Chega defendeu que também o Presidente da República “deve tomar uma posição sobre este assunto”

- PUB -

O Chega vai requerer a audição na Assembleia da República do presidente da Câmara Municipal de Setúbal para prestar esclarecimentos sobre uma “situação deveras preocupante” ontem noticiada que visa o acolhimento de refugiados ucranianos naquele município.

“Pretendemos chamar o presidente da Câmara Municipal de Setúbal ao parlamento para prestar declarações”, afirmou o deputado Bruno Nunes, eleito por Setúbal, em declarações aos jornalistas.

O deputado do Chega defendeu que também o Presidente da República “deve tomar uma posição sobre este assunto”.

- PUB -

“Tivemos hoje [ontem] conhecimento de mais uma situação lamentável que coloca em causa a segurança de alguns refugiados ucranianos, que ao chegarem ao nosso território, nomeadamente no concelho de Setúbal, aparentemente e pelas notícias que tivemos conhecimento, foram acompanhados no seu processo de entrada no país por elementos pró-russos que terão feito inclusive chegar informações acerca das pessoas, acerca dos seus familiares ao Kremlin”, afirmou Bruno Nunes.

O deputado do Chega considerou esta situação “deveras preocupante”.

“Setúbal não é comunista, não pode ser comunista nem pode ter esta visão pró-russa”, salientou, apontando que “já não é a primeira vez” que o presidente da câmara, André Valente Martins, “tem este tipo de atitudes estalinistas”, sustentando que “recentemente, em reuniões de câmara, perante a vereação da oposição, mandou calar, retirou a palavra”.

- PUB -

E defendeu que “não chega manter a fachada aparente de alguns partidos tentarem apoiar a Ucrânia e posteriormente termos estas situações a decorrer no nosso território. É uma atitude lamentável, vergonhosa e que o Chega veementemente condena e não, nem nunca irá aceitar”.

O deputado Bruno Nunes aproveitar para recordar também “o escândalo de o atual ministro das Finanças fornecer os dados de manifestantes anti-Putin ao Kremlin”.

O semanário Expresso notícia hoje que refugiados ucranianos são recebidos na Câmara de Setúbal por russos simpatizantes do regime de Vladimir Putin e que responsáveis pela Linha de Apoio aos Refugiados estão a fotocopiar documentos dos refugiados, entre os quais passaportes e certidões das crianças.

Segundo aquela publicação, pelo menos 160 refugiados ucranianos já terão sido recebidos por Igor Khashin, antigo presidente da Casa da Rússia e do Conselho de Coordenação dos Compatriotas Russos, e pela mulher, Yulia Khashin, funcionária do município setubalense.

De acordo com o Expresso, Igor Khashin, líder da Associação dos Emigrantes de Leste (Edintsvo), subsidiada desde 2005 até Março passado pela Câmara de Setúbal, e a mulher terão, alegadamente, fotocopiado documentos de identificação dos refugiados ucranianos, no âmbito da Linha de Apoio aos Refugiados da Câmara Municipal de Setúbal.

Igor Khashin e a mulher terão também questionado os refugiados sobre os familiares que ficaram na Ucrânia, mas a Câmara Municipal de Setúbal garante que “nunca foi feita tal pergunta”.

O jornal Expresso refere ainda que Igor Khashin é um dirigente associativo com dupla nacionalidade, que se apresenta como “gestor de projetos”, e que as associações a que terá estado ligado estavam nos sites da Ruskyi Mir e da Rossotrudnichestvo, instituições estatais criadas pelo Kremlin para divulgar a cultura e o mundo russos, mas que, segundo fontes citadas pelo jornal, “podem servir de cobertura a elementos dos serviços secretos” da Rússia.

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Valente Martins, do Partido Ecologista “Os Verdes”, foi eleito pela lista da CDU (PCP/PEV/ID) nas últimas eleições autárquicas.

FM / Lusa

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -