Vandalismo dos remos no barco na Praia da Saúde

Vandalismo dos remos no barco na Praia da Saúde

Vandalismo dos remos no barco na Praia da Saúde

26 Setembro 2022, Segunda-feira
Custódio Pinto

No “jardim das lombas”, na Praia da Saúde, o barco continua com os remos cortados e o incidente continua até à data sem solução, talvez por falta de interesse ou de outro qualquer motivo, será?

É uma tristeza ver a embarcação com os remos danificados. Sei que é uma obra de arte esculpida em bronze. Não existindo a reparação pelo seu autor, estou convencido de que alguém com capacidade consegue fazer um molde, de madeira ou outro qualquer material similar, de maneira que o barco fique com os remos completos e assim com outra imagem.

- PUB -

A Nossa Senhora da Arrábida agradece essa melhoria no barco do pescador, na belíssima Praia da Saúde. Ainda me recordo do dia 8 de Maio de 2017 e da festa de inauguração do barco, em homenagem ao homem do mar. Com uma grande concentração de pescadores, vindos de várias zonas piscatórias do País, as cerimónias foram celebradas, salvo erro, pelo Bispo de Setúbal, D. Manuel Martins.

O barco do pescador é da autoria do mestre António Pacheco. Trata-se de uma escultura em bronze que mostra um pescador a puxar as redes num barco com cinco metros de comprimento, e conta com a imagem, na proa, de Nossa Senhora da Arrábida.

O monumento, cujos elementos estão no tamanho natural, contém, ainda, o poema “Naufrágio”, de Sebastião da Gama, recebendo a embarcação o nome de “Nossa Senhora Estrela do Mar”.

- PUB -

Pena é que os remos tenham sido vandalizados, mas ainda tenho fé que alguém com carinho e amor se lembre de colocar os remos no barco do pescador. Recordar esta maravilhosa festa do pescador é viver!

 

Viva Setúbal!

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -