Um mundo cada vez mais injusto e perigoso

Um mundo cada vez mais injusto e perigoso

Um mundo cada vez mais injusto e perigoso

, Ex-bancário, Corroios
20 Janeiro 2026, Terça-feira
Francisco Ramalho

Avançamos tanto na técnica e na ciência que beneficia uma minoria, mas no humanismo, zero! É o capitalismo em todo o seu esplendor. O Pivot continua a ser os EUA. Trump, com a sua Estratégia de Segurança Nacional que não olha a meios nem ao Direito Internacional para, como diz, tornar a América grande de novo (make América great again- MAGA). Para já, decidiu de novo tornar a América Latina no seu quintal das traseiras. Veja-se o exemplo da Venezuela. Com o pretexto do narcotráfico, depois do ataque a diversas embarcações com dezenas de mortos, apreende mesmo petroleiros e o próprio presidente e a mulher. E até nem esconde o que o move: as suas imensas reservas energéticas. Idem, idem, em relação à Gronelândia.


Quanto à Europa, depois de tantos anos sob influência americana, deixou de ser uma prioridade para ele, assim como de enfrentar a Rússia diretamente.

- PUB -


Mas se o mundo está mais injusto e perigoso, não é apenas devido a Trump, ao imperialismo norte-americano. Por exemplo, a UE e Reino Unido, embora muito dececionados com o seu velho aliado e “protetor”, não querem largar o osso; a Ucrânia. Em vez de uma relação mutuamente vantajosa com o seu importante vizinho, a Federação Russa, apoiaram o golpe de Estado de 2014 com os posteriores e graves distúrbios que levaram à intensificação da guerra com o envolvimento da Rússia. E depois nunca se empenharam na paz, mas sim na guerra.


Com exceção da Chéquia, Eslováquia e Hungria, aprovam mais um “empréstimo” de 90 mil milhões para ajuda à Ucrânia. Que é como quem diz, para continuar a guerra. E ainda não desistiram dos ativos russos (110 mil milhões) depositados na Bélgica que poderão servir para pagar os 90 mil milhões. Mas o receio de lhe deitarem a mão, é compreensível…Mas, finalmente, Macron e Meloni, dizem que é preciso falar com Putin.


O genocídio em Gaza, contrariando a propaganda, apenas teve uma pausa.

- PUB -


A lamentável situação no Irão, apesar da crítica e das ameaças de Trump, não os preocupa. O que os preocupa, é que o atual Governo iraniano, não se submete. E, mais uma vez, o seu petróleo e posição estratégica.


As guerras esquecidas em África, sobretudo no Sudão, com milhões de vítimas; refugiados feridos e mortos. E as agências especializadas da ONU cada vez com menos verbas para socorrer situações destas, porque as cortam. Drasticamente, como faz Trump. E a desilusão com Governos de partidos ditos socialistas, social-democratas ou democratas-cristão e a consequente falsa alternativa da extrema-direita que Trump aplaude, e que Portugal não é exceção com a ascensão do Chega e André Ventura.


O mundo regride. Mas há outro possível! É por esse que nos temos de bater e ter fundadas esperanças. Bons exemplos são os BRICS e a luta dos povos que será sempre uma certeza perante as injustiças. Como aqui a Greve Geral que Montenegro, o seu governo e a restante direita, tudo fizeram e fazem para minimizar.
Este texto foi escrito antes do resultado das eleições. Depois “falamos”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não