25 Maio 2024, Sábado

- PUB -
Um jornal plural, com informação verificada e sem sensacionalismo

Um jornal plural, com informação verificada e sem sensacionalismo

Um jornal plural, com informação verificada e sem sensacionalismo

Saúdo com grande satisfação o 166.º aniversário do jornal O SETUBALENSE. Cabe em mim as razões para o fazer. Pela sua longevidade, pois é o jornal há mais tempo em laboração em Portugal Continental.

Pelo seu papel na imprensa regional e local, sobrevivendo a crises, mudanças de regime e outras vicissitudes. Pelo acompanhamento que tem feito da realidade local, normalmente ignorada pela comunicação social nacional massificada.

- PUB -

Pela importância da imprensa no debate de ideias, troca de opiniões, diversidade de visões e projectos com que cada município do distrito encara as suas realidades.

Tem-no feito de forma plural, com oportunidades aos diversos interlocutores e sempre na óptica da informação verificada sem aquela propensão ao sensacionalismo que tanto tem contribuído para o descrédito dos meios de comunicação.

Temos por hábito, mau, diga-se, de confundir a mensagem com o mensageiro, o que por vezes nos leva à condenação do portador em vez da notícia. Os jornais reflectem a opinião da sociedade. E essa sociedade, felizmente, é diversa.

- PUB -

Reflecte as várias visões do mundo de cada um dos seus interlocutores. É essa a riqueza da troca de ideias, desde que feita de forma correcta. Há um papel determinante na comunicação social que nos tempos que correm é fundamental.

A filtragem da informação. A credibilidade das fontes, a audição de todos os interessados, a tentativa constante de verificar a veracidade da notícia. Num território onde proliferam as redes sociais em que cada um tem direito ao seu momento de glória impune, parece uma coisa de somenos. Mas não é. É fundamental! Parabéns, O SETUBALENSE!

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -