3 Julho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Setúbal: um concelho que mudou muito e para melhor

Setúbal: um concelho que mudou muito e para melhor

Setúbal: um concelho que mudou muito e para melhor

2 Fevereiro 2021, Terça-feira
André Martins

Quando, em janeiro de 2002, fui um dos que assumiu responsabilidades na gestão da Câmara Municipal de Setúbal, o estado anímico das populações estava muito em baixo. A maioria absoluta de votação na CDU então registada é bem um sintoma dessa situação.

Apesar do esforço realizado na higiene e limpeza, nos espaços verdes, no atendimento mais generalizado às populações, no incentivo à participação e na explicação da necessidade de nos obrigarmos a um contrato de reequilíbrio financeiro que condicionaria a gestão municipal por muitos anos, tais esforços não foram argumentos suficientes para fazer acreditar os que esperavam uma mudança mais rápida. Em 2005, a maioria absoluta passou a maioria relativa.

- PUB -

Mesmo com as maiores dificuldades não desistimos e, como se costuma dizer, deitámos mãos à obra e os resultados começaram a surgir. A pouco e pouco conquistámos a confiança das populações.

Em 2013 voltou a maioria absoluta e em 2017 uma maioria absoluta reforçada. Com trabalho, dedicação, honestidade e competência e com o envolvimento das populações, nas dificuldades e nas realizações, foi voltando a autoestima e a atratividade deste território.

Hoje, apesar das dificuldades que a pandemia nos impõe, é para todos os que vivemos ou trabalhamos neste município motivo de grande orgulho ter participado, ou até apenas ter assistido, à mudança operada em Setúbal, que é apreciada e enaltecida também por quem nos visita.

- PUB -

Nem tudo foi bem feito, e há sempre que melhorar, na obra, nos serviços prestados e na reivindicação do que nos é devido. E quando é necessário e justificado substituirmo-nos a Setúbal: um concelho que mudou muito e para melhor quem não é capaz ou não quer assumir as suas responsabilidades, como aconteceu na requalificação do Convento de Jesus e agora na construção do Centro de Saúde de Azeitão.

Tudo isto tem sido possível porque, desde cedo, percebemos que a nossa tarefa só seria possível e mais bem conseguida se trabalhássemos pela inclusão e com a participação do maior número de moradores. Os projetos «Ouvir a População, Construir o Futuro», «Nosso Bairro, Nossa Cidade», «Setúbal Mais Bonita» e, no mesmo sentido, as intervenções feitas no Bairro dos Pescadores e Grito do Povo, têm feito sentir a milhares de pessoas que, com esta política municipal, todos contam como cidadãos de Setúbal de corpo inteiro. Igualmente importante neste projeto é o reconhecimento de que a multiculturalidade é uma das maiores riquezas de Setúbal.

Continuaremos a trabalhar por mais futuro, mais cidade.

- PUB -

Por Mais Setúbal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

, Ex-bancário, Corroios
02/07/2024
- PUB -
- PUB -