Semelhanças entre o catolicismo e o socialismo democrático

Semelhanças entre o catolicismo e o socialismo democrático

Semelhanças entre o catolicismo e o socialismo democrático

23 Outubro 2024, Quarta-feira
Militante da Justiça e Direitos Humanos

“Faz falta mais esquerda católica” em Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa
Presidente da República de Portugal, In Expresso

- PUB -

Na caminhada da minha vida fui abordado, inúmeras vezes, sobre como era possível ser católico e ter ligações ao Partido Socialista em Portugal.
A minha resposta é sempre a mesma: a Doutrina Social da Igreja e o Socialismo Democrático, têm muitas coisas em sintonia. Ambos defendem que todos os seres humanos devem viver dignamente, ter direito à saúde, alimentação, educação e trabalho. Esta é uma visão socialista democrática que está profundamente enraizada nas Escrituras judaico-cristãs e na Doutrina Social da Igreja. Tive a honra de falar pessoalmente sobre estes temas com António Guterres e com a saudosa Maria Barroso.
Aqui vos deixo o resultado das minhas reflexões, num pequeno resumo de 4 pontos, em que algumas vezes se repetem no argumento, mas que servem para aprofundar esta temática:
1 – Opção Preferencial pelos Pobres: O ensino da Igreja realça e defende a necessidade de uma “opção preferencial pelos mais pobres”, que é considerada uma forma especial de caridade cristã. Esta opção implica que as decisões sociais e económicas devem dar prioridade aos mais vulneráveis e necessitados, o que se encontra totalmente alinhado com as ideais socialistas sobre justiça social e equidade económica.
2- Solidariedade: A Doutrina Social da Igreja destaca também a solidariedade, que implica a responsabilidade mútua entre todos os membros da sociedade. Este princípio é um apelo à acção colectiva para enfrentar as desigualdades, um tema central no Socialismo Democrático.
3 – Críticas à Desigualdade: A Igreja denuncia as condições de pobreza e desigualdade, tanto nos países em desenvolvimento como nas nações mais ricas. A Doutrina Social Católica sustenta que os bens deste mundo se destinam a todos e que a propriedade privada deve ser entendida num quadro de responsabilidade social.
4 – Compromisso Político e Social: A participação dos católicos na vida política e social é vista como um dever, onde uma das suas principais causas é aplicar os valores do Evangelho aos problemas contemporâneos – o Papa Francisco fala muito desta participação. Isto inclui a luta contra a pobreza e a promoção da justiça social, que corresponde a alguns dos ideais do Socialismo Democrático.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -