Ao comemorarmos o Dia Nacional das Coletividades (31 de Maio) e os 97 anos da nossa Confederação, fundada no dia 31 de Maio de 1924, realizou-se o congresso que deu vida à Federação Distrital das Sociedades de Educação e Recreio, actual Confederação.
De acordo com a Conta Satélite da Economia Social publicada pelo Instituto Nacional de Estatística, hoje somos mais de 31 mil entidades de cultura, recreio e desporto. Somos mais de 425 mil dirigentes associativos, voluntários, benévolos e eleitos. O nosso país seria bem diferente e muito mais pobre se não existíssemos.
O Concelho de Setúbal conta com mais de 223 associações, colectividades e clubes.
Lembramos todos aqueles que contribuíram para o que é o Movimento Associativo Popular. Foram milhares de homens e mulheres que de forma voluntária e generosa dedicaram as suas vidas ao bem comum e, através da cultura, recreio e desporto, contribuíram para a justiça social e a felicidade de milhões de portugueses.
Após vários anos de reivindicação, a lei 34/2003 de 22 de Agosto veio consagrar este dia como o Dia Nacional das Colectividades que é comemorado por todo o país e estrangeiro.
Os órgãos sociais da ACCSet – Associação das Colectividades do Concelho de Setúbal saúdam por esta ocasião todos aqueles que, pelas mais diversas formas, exercem alguma actividade no movimento associativo popular, especialmente os dirigentes e associados das filiadas e apela a todos os colegas dirigentes associativos que se juntem em torno dos grandes projectos e reivindicações nacionais e que façam do Dia Nacional um dia de reflexão e intervenção associativa para que, com espírito colectivo e associativo, possamos alcançar o que cada um de nós, sozinho, nunca alcançará.
Viva o Dia Nacional das Colectividades!
Viva o Movimento Associativo Popular!