19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Rui Nabeiro

Rui Nabeiro

Rui Nabeiro

Faleceu o senhor Rui Nabeiro, um homem bom “que veio do nada” e que construiu um império no interior do País, no Alentejo, na sua terra natal. Império este na indústria do café “Delta”, que empregou, e emprega, milhares de trabalhadores na sua maravilhosa obra, na vila de que era natural, Campo Maior.

Esta obra devia de ser considerada como um bom exemplo, pois ainda existem alguns destes casos no País, mas poucos. Rui Nabeiro tinha uma frase máxima do humanismo. Dizia: “Se todos quiséssemos o mundo era maravilhoso e extraordinário”. Ele tinha razão, mas é a sociedade que, por vezes, ainda temos, mas até quando? A ambição do poder e a riqueza do homem é superior. Enfim, é a vida.

- PUB -

O senhor Rui Nabeiro foi um grande e dedicado cliente do banco de que fui funcionário, o Banco Nacional Ultramarino. Rui Nabeiro convidou todos os trabalhadores do banco a irem à sua empresa para a conhecerem e para uma confraternização, com um almoço.

Durante a tarde realizou-se um belíssimo lanche, sempre acompanhado com um conjunto musical, tal era o reconhecimento que ele tinha pelo Banco Nacional Ultramarino.

Tenho uma fotografia no meu livro “Memórias e Histórica da minha vida e de Setúbal” e uma fotografia com este brilhante empresário, com a sua esposa e com alguns colegas do banco, que guardo religiosamente no meu álbum das recordações, ficando a perpetuar esse maravilhoso dia em Campo Maior, que nunca vou esquecer.

- PUB -

Outro exemplo, entre outros, foi o do Conde de Ferreira, que, da sua riqueza nas Índias, Brasil e outros países da Ásia, deixou em testamento a construção de 120 edifícios de escolas primárias com residência para os professores do País, assim como obras sociais. No Porto deixou o Hospital Conde de Ferreira, entre outras obras sociais no anonimato.

E, segundo consta, a Escola de Setúbal foi a primeira a ser construída. Fica o “segredo” da explicação para a razão da nossa cidade ter sido a escolhida para o primeiro edifício a ser construído. Deixo esta para algum historiador interessado nesta temática.

A Comissão dos Antigos Alunos da Escola Primária Conde de Ferreira congratula-se com a grata homenagem de reconhecimento com o nome de uma rua ao Conde de Ferreira, na zona do Bairro do Liceu, em Vanicelos.

- PUB -

10Recordar esta e outras histórias é viver!

Viva Setúbal

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -