A Diabetes Mellitus é uma doença bastante frequente em que há uma má regulação da glicémia, o que lesa os vasos sanguíneos causando doença ao nível de vários órgãos, entre os quais a retina. A retina é a membrana sensível à luz que forra o interior do olho e recolhe as imagens. A doença que afecta a retina dos diabéticos é a Retinopatia Diabética (RD). É muito importante que todos os diabéticos saibam que a Diabetes pode atingir os olhos, e que quanto mais tempo se passar desde o diagnóstico maior a probabilidade de isso acontecer, independentemente de se fazer insulina ou não.
A RD não tratada pode resultar em perda importante de visão e outras complicações oculares graves; no início pode haver poucas queixas. Para evitar estes problemas, todos os diabéticos devem preocupar-se com:
- Controlar a Diabetes
- Controlar a pressão arterial, que contribui para a lesão dos vascular
- Realizar todos os anos o rastreio da Retinopatia Diabética, em consulta de Oftalmologia ou fotografia ao fundo do olho efectuada em alguns centros
- Evitar adiar consultas, exames e tratamentos sugeridos pelo Oftalmologista para tratamento da RD
O tratamento da RD é sempre feito pelo oftalmologista e orientado caso a caso, podendo passar por tratamentos com LASER, injecções especiais ou cirurgias. Quanto mais cedo forem feitos esses tratamentos melhor o prognóstico, sendo por isso tão importantes os rastreios e as consultas de Oftalmologia. O novo Centro de Diabetes do Hospital da Luz de Setúbal conta com uma consulta especializada em RD.