Recordar Francisco Biscaya da Silva, um setubalense de mérito

Recordar Francisco Biscaya da Silva, um setubalense de mérito

Recordar Francisco Biscaya da Silva, um setubalense de mérito

16 Maio 2023, Terça-feira
Custódio Pinto

Francisco Biscaya da Silva, setubalense de gema, nasceu na freguesia de São Sebastião, no dia 21 de Janeiro de 1903 e faleceu no Porto no dia 15 de Dezembro de 1966. Foi um bom atleta, principalmente no ténis. Dedicou-se muito à prática desportiva nas colectividades desportivas, tendo praticado, além do ténis, atletismo, boxe e futebol.
Foi o fundador, em 10 de Março de 1948, do Clube de Ténis de Setúbal e, na sua quinta, situada na Azeda, construiu um campo de ténis, onde se realizaram alguns campeonatos com o CIF, Sporting, CUF, Sport Algés e Dafundo, Académica de Coimbra, entre outras equipas.
Em 28 de Julho de 1948 ganhou o campeonato da Cúria e, durante alguns anos, continuou com o título de campeão. Foi industrial de conservas de peixe na ‘F.M. Lino da Silva Lda.’, uma das melhores fábricas de Setúbal.
Em 1949, os tenistas de Setúbal reuniram-se com o seu fundador, reunião essa realizada com o objectivo de divulgar um dos clubes mais reconhecidos no País: o Clube de Ténis de Setúbal.
Nessa época existiam muitos praticantes. Dos principais atletas a representar o clube lembro-me do Mário José Carqueijeiro, António de Almeida Alves, Germano Augusto Rendas, Eng. Gago da Silva (que foi campeão de Portugal no ténis de mesa), Jaime Diogo Viegas e Francisco Biscaya da Silva, entre outros.
Uma das jovens, Neuza Silva, foi várias vezes campeã nacional. Salvador Bandeira foi campeão na Rep. de Montenegro (sub. 14) e Marta Oliveira no 24 lugar em Pavia (Itália) e vencedora do campeonato nacional de 2012, realizado no Clube de Ténis do Porto.
Ainda me recordo do terreno situado nas traseiras do edifício dos CTT, que foi provisoriamente um local onde se praticava esta modalidade. Mais tarde foi construído o complexo de ténis do Clube de Setúbal, próximo do Liceu, do pavilhão da Secil e da piscina da Quinta das Palmeiras, complexo desportivo este com vários campos e um ou dois já com cobertura.
Actualmente o clube continua com um bom desempenho e progresso na modalidade desportiva do ténis em Setúbal. E recordar é viver com mais este setubalense de mérito, Francisco Biscaya da Silva.
Viva Setúbal!

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -