Hoje partilho consigo um dos meus tesouros: “A paixão pelo campismo”.
No dia 25 de janeiro do ano corrente o Clube de Campismo de Setúbal comemorou os seus 78 anos. O almoço de confraternização em Gambia no Parque de Campismo no salão de convívio Bernardo Sehramm, em homenagem do benemérito, inaugurado em 29 de setembro de 2019.
O programa de convívio contou com mensagens do Presidente da Direcção, Carlos Cabedal e do Presidente da Assembleia Geral, José Carlos Silvestre e das entidades oficiais, designadamente o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, da Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Luís Custódio, e da União das Freguesias de Setúbal, a Presidente Fátima Silveirinha.
As mesas, todas elas ornamentadas com figuras emblemáticas da nossa cidade: Luísa Todi, Bocage, Sebastião da Gama, Lima de Freitas, António Maria Eusébio “O Calafate”, Ana de Castro Osório, Luciano dos Santos, Américo Ribeiro, Leca Afonso e Michel Giacometti.
Houve o momento (tão desejado) da entrega dos emblemas aos sócios com 25 e 50 anos de associados ao Clube de Campismo de Setúbal. No final, como é da praxe, chegou o bolo de aniversário.
Eu tenho o lema de que da boca das pessoas mais velhas saem muitas profecias. basta prestarmos atenção. Não sei se são profecias mas são as recordações da minha alma. Uma pequena história dos acampamentos dos outros tempos, da minha juventude de campista, eu ia a pé com a minha tenda e o cobertor aos ombros atados com cordas e mais tarde já com as mochilas com armação de vime, que eram feitas à mão pelo senhor Pacheco das Aves Migratórias, depois era a costureira que fazia os sacos de campanha e as tendas, as armações de vime que eram feitas pelo senhor Manuel Canastreiro, que existia no Largo da Ribeira Velha.
Em Setúbal existiam também outros grupos de campistas; os mais conhecidos eram dois: os “Aves Migratórias” e o “Estrela do Sado”, de que eu também fazia parte e era o tesoureiro. Além destes existiam “Os Sadinos” e os “Troianos”, todos esses e vários campistas mais tarde é que formaram e muito bem o Clube de Campismo de Setúbal.
E, recordar os célebres acampamentos ocasionais, alguns em Setúbal, no Vale de Armelão e no terreno onde hoje é o Parque das Merendas da Comenda, além dos efémeros acampamentos em Tróia e na praia da Caldeira.
E não posso esquecer os maravilhosos trilhos e passeios pedestres do Campismo, com os seus guias Jorge “Alfaiate”, o Fernando Picoito, a D. Manuela (já falecidos) e o nosso amigo ainda entre nós o António Gonçalves.
E recordar alguns dos muitos momentos inesquecíveis vividos non antigo campismo É VIVER,
Viva Setúbal!