Recordar é viver: A Praia de Albarquel

Recordar é viver: A Praia de Albarquel

Recordar é viver: A Praia de Albarquel

17 Janeiro 2025, Sexta-feira
Custódio Pinto

Quais são as lembranças que guarda no seu coração? A resposta a esta pergunta vai indicar-lhe quais os seus tesouros.
Um dos meus tesouros é a Albarquel, uma das “pérolas” das praias de Setúbal.
A esta praia, foi finalmente atribuída a “Bandeira Azul”, luta esta que já vem desde 1987 e agora vai ser concluída a candidatura da “Bandeira Azul “que é motivo de orgulho para os setubalenses e dos outros cidadãos portugueses e estrangeiros que a frequentam, sendo que com toda a certeza vai enriquecer o nosso turismo. A Albarquel é mais uma das histórias da minha infância. A célebre praia de Albarquel, que era conhecida pela praia dos pobres e para onde eu ia, desde quando eu era um menino de 9 anos até à minha juventude, com o meu grupo de amigos. Íamos a pé para a Albarquel tomar banhos e jogar à bola. Ainda bem que os tempos, agora já são outros e a pérola de Albarquel, hoje é bem conhecida dos portugueses e estrangeiros e futuramente com a “Bandeira Azul” ainda será mais. E, uma das minhas “lutas” foi a limpeza dos clandestinos das praias, designadamente da Albarquel, da Esguelha, da Rainha e da Comenda que com alguns dos meus artigos na imprensa, principalmente no jornal O SETUBALENSE, juntei as fotocópias desses artigos, numa pasta que entreguei ao Dr. Peres Claro (já falecido), que era o presidente da LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, que foi a Lisboa ao Ministério do Ambiente. Foi entregue pessoalmente ao ministro que era, nessa altura, Carlos Pimenta e ele quando veio a Setúbal limpar os clandestinos da Arrábida, começou por limpar os da praia de Albarquel.
Mais tarde, com o enchimento de mais areia, esse grande melhoramento, tornou a praia maior e mais encantadora, pena foi que nessa altura não tivesse sido colocada também mais areias nas outras praias: Esguelha, Rainha e Comenda. Que maravilha seria. Mas o futuro dirá. Sonhar é fácil.. A Albarquel ficaria maior.
E outra das minhas “lutas”, onde fui impulsionador, foi a reabilitação do desactivado e abandonado Forte de Albarquel, que o ministro Adjunto e da Juventude, Couto dos Santos (falecido em 06/01/2025), informou-me por carta, datada em novembro de1987, que o Forte de Albarquel seria transformado numa Pousada da Juventude pelas Forças Armadas. Mais recentemente, no dia 10 de julho de 2021, foi transformado num Centro Cultural e Educativo, que é um grande orgulho de Setúbal, com uma das mais belas Baías do Mundo, do Rio Azul, que tanto adoro.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -