23 Julho 2024, Terça-feira

- PUB -
Recordando o comerciante e as suas actividades artísticas

Recordando o comerciante e as suas actividades artísticas

Recordando o comerciante e as suas actividades artísticas

5 Abril 2022, Terça-feira
Custódio Pinto

Henrique Augusto Rocha (1889-1970)

 

- PUB -

Natural de Setúbal, filho de Augusto Maria Rocha e de Sancha Augusta Mira, conceituado comerciante da célebre e inédita casa de cafés “A Sopeirinha”, na Rua Augusto Cardoso (antiga rua dos sapateiros). Os meus pais eram e foram sempre grandes clientes assíduos da “Sopeirinha”.

Recordo-me ainda da lista do fornecimento semanal, que a minha mãe fazia para o abastecimento da família, e era eu que ia entregá-la, e o Sr. Rocha dava-me rebuçados e um chocolate, enfim tempos que já lá vão. Mas, recordar esta e outras histórias da juventude, é viver.

Além de um conceituado comerciante da praça, logo em jovem, começou a pisar os palcos como amador num grupo de consagrados artistas setubalenses: Abel Mesquita, João Rego, Afonso Ventura, Henrique Rosa e outros. Em 1932, fez parte do Grupo Dramático Capricho Setubalense e da Sociedade União, e também do Orfeão Cetóbriga sob a regência do ilustre maestro Rocha Pinto.

- PUB -

Animador das colectividades de recreio e um apaixonado pela dança. Foi director da Capricho, da União Setubalense do Grémio Literário e Artístico dos Bombeiros Voluntários e de várias colectividades. Foi ainda presidente do Grémio do Comércio e membro do conselho geral do Grémio de Retalhistas de Mercadorias do Sul em Lisboa e delegado da Casa de Repouso dos Inválidos do Comércio.

Foi uma figura de destaque em Setúbal, tanto no meio comercial, como artístico que merece ser lembrado. O seu filho Rui Rocha, foi também um grande setubalense, apaixonado pelos problemas da cidade, da cultura, da poesia e principalmente dos perfis de figuras e individualidades da cidade, que fazia com gosto, carinho e de muito mérito, do seu maravilhoso e espectacular álbum, que merece ser lembrado, essa obra-prima dos seus perfis.

E assim recordo o valor e a capacidade destes setubalenses, com muitas saudades e aqui deixo o perfil que o meu amigo Rui Rocha me dedicou.

- PUB -

“Baixote de figura

Mas alto de pensamento

Toda a sua compostura

É frutuoso argumento

 

Após fazer a primária,

Logo ele se empregou

Optando pela secretária

O comercial tirou

 

Larga faixa percorreu

Antes de no banco entrar

Mas nele permaneceu

Até o seu mister findar

 

É do mar apaixonado

Professor de natação

Pois do Naval deu brado

Sua nobre prestação

 

Na cidade dizem ser

Das piscinas amante

Dado seu muito querer

Empurro-as para avante

 

Mui tenaz trabalhador

Náutica é o seu instinto

Dedica-lhe muito amor

O nosso Custódio Pinto”

 

Rui Rocha

 

Viva Setúbal

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

, Mestre em Sociologia
19/07/2024
- PUB -
- PUB -