A escassos dias das eleições legislativas, é importante não perder a oportunidade de informar os leitores e eleitores da ação desenvolvida pelos deputados eleitos em 2024. Fui uma privilegiada por ter integrado o grupo de deputados do Partido Social Democrata pelo círculo eleitoral de Setúbal, com os meus colegas Teresa Morais, Paulo Ribeiro (que exerceu funções de Secretário de Estado da Proteção Civil), Bruno Vitorino e Paulo Edson Cunha. Juntos, desenvolvemos um trabalho de proximidade com as instituições e populações dos treze concelhos, visitámos dezenas de espaços como IPSS, escolas, hospitais e estabelecimentos prisionais, esquadras da PSP e postos da GNR, bairros de lata, equipamentos de apoio a migrantes, associações de pescadores e de agricultores, empresas, etc.. As nossas agendas no terreno, conjugadas com o nosso intenso trabalho parlamentar semanal enriqueceram a nossa experiência e o nosso conhecimento já de si, profundo, do nosso distrito. Embora seja uma grande conhecedora do sul do distrito (de onde sou oriunda e onde resido), foi importante obter um conhecimento mais apurado do restante território. O que para muitos se caracteriza como «campanha» (que se faz apenas no curto período que antecede as eleições) para nós foi rotina semanal. O que para alguns é populismo, para nós foi sentido de dever e procura de soluções, num território com problemas estruturais de há muitas décadas, num território onde têm vigorado sucessivamente políticas de esquerda, pouco ativas no desenvolvimento e na criação de emprego e oportunidades para as populações de todo o distrito.
Questionámos o Governo, debatemos e alertámos. Para registo, ficam de forma sumária, obras importantes anunciadas, como a terceira travessia do Tejo (Barreiro – Chelas), o túnel Trafaria-Algés, o aeroporto de Alcochete, a tomada de medidas para revitalizar empresas e captar investimento (ex. o novo modelo de baixo custo da AutoEuropa), o projeto de gestão da água, «Água que Une», a possibilidade de 45 escolas do distrito ser requalificadas ao nível do acordo setorial Governo/ANMP…
Mais a sul, a nossa ação incidiu em diversas áreas, tais como: a requalificação de diversas estradas do distrito (ex. A26, que facilitará e muito, a circulação de pessoas e mercadorias de e para Sines), aumento e melhoria de serviços prestados à população na ULSLitoral Alentejano e respetivos pólos, tanto no que diz respeito a consultas, como a cirurgias e equipamentos, selagem da Mina do Canal Caveira (Grândola), entre outros objetivos conseguidos.
Mais do que escolher um Primeiro-Ministro, as eleições legislativas são acerca de escolher deputados que representarão a população que cada distrito elege. Temos de ser exigentes e decidir: queremos deputados competentes e trabalhadores ou deputados populistas e sem visão ou estratégia de ação? Está na sua mão decidir, com o seu voto.