Esta segunda-feira o PS entrega a sua lista de candidatos a deputados à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Setúbal. Nessa lista, volto a ser candidato, desta vez liderando a lista, por convite do Secretário-Geral do PS e com o apoio da estrutura distrital do PS. É uma grande honra voltar a ser candidato a Deputado e uma enorme responsabilidade liderar a lista do PS, que tem sido o vencedor em eleições legislativas no distrito, consecutivamente desde 1995.
O PS tem uma ligação afetiva e de confiança com os eleitores do distrito de Setúbal. Desde as últimas eleições autárquicas, o PS é também a força autárquica maioritária no distrito (com exceção do número de presidentes de câmara em que tem menos uma presidência que a CDU).
O distrito de Setúbal tem um enorme ativo, que são as suas gentes. Gentes de trabalho, gentes de luta. Um Território de muitos. Muitos territórios, com mar, serra, campo e cidade. Dois estuários que delimitam a sul e a norte da península, o oceano que vai da Costa de Caparica a Sines. Neste território temos o Alentejo (litoral) e a Península. Esta heterogeneidade é traduzida na organização administrativa, com os quatro concelhos do Alentejo a integrar a CIMAL e a Península a integrar a Área Metropolitana de Lisboa e, dentro desta, agora autonomizada na nova CIM, uma realidade que habilitará ao acesso a fundos comunitários que até agora estava privada. A realidade da Península de Setúbal ser uma CIM é uma vitória significativa deste território, e foi possível pelo trabalho do grupo de deputados do PS eleitos pelo distrito de Setúbal, que asseguraram a aprovação do território como NUT 2.
E tem sido sempre assim neste distrito: avança com o PS. Foi assim com o impulso dado ao Porto de Sines pelos Governos de António Guterres, que foi ainda responsável pela introdução do comboio na Ponte 25 de abril. Foi assim com os Governos de José Sócrates, que concretizou a CRIPS (A33) e o Metro Sul do Tejo. Foi assim com os Governos de António Costa, que introduziu o Passe Único, que integrou todos os transportes num único passe e com um valor reduzido – e como sabemos, as gentes deste distrito, a diferença que isso faz no rendimento.
Podia dar muito mais exemplos do contributo transformador do PS para o distrito de Setúbal. As nossas gentes reconhecem, e por isso têm outorgado a sua confiança ao PS.
Vamos voltar a pedir a confiança dos eleitores do distrito de Setúbal, numa lista que oferece garantias de experiência e diversidade, que lutará pelo distrito neste novo contexto complexo e incerto. Às incertezas que enquadram o Mundo, quis este governo introduzir um fator de instabilidade política no País, forçando estas eleições antecipadas. A mudança de governo depende muito do nosso Distrito. O reforço da votação do PS no distrito de Setúbal representará uma alavanca importante para a vitória do PS a nível nacional. A experiência mostra que sempre que o PS Governa, o País e o distrito de Setúbal avançam. Voltamos a pedir a sua confiança.