“Espírito alto. Energia contagiante. Entrega. Força. Estamina. Tudo o que é preciso. Valeu muito a pena ir a Setúbal. Transmite a todos os meus protestos de admiração porque com três letrinhas apenas se escreve a palavra “bem”; das palavras pequenas a maior que o mundo tem. Abraço amigo.”
Eurico Carrapatoso
Na semana passada a Associação Setúbal Voz recebeu a seguinte missiva da Presidência da República:“Encarrega-me Sua Excelência o Presidente da República de acusar a receção e agradecer a mensagem de correio eletrónico de V. Exa., recebida a 14 de fevereiro de 2023, e informar que, conforme solicitado, Sua Excelência o Presidente da República concede o seu Alto Patrocínio ao projeto Tetralogia Operática Sobre 4 Constituições Portuguesas, a realizar em 2023/2024.
Mais informo V. Exa. que a respetiva divulgação deverá ser acompanhada da publicação do selo presidencial através do modelo digitalizado que enviaremos para os vossos serviços.”
Longe já vão os tempos em que este projecto Setúbal Voz teve início, no início de 2016 em que, provenientes e originários de uma outra dimensão, deixámos abrupta e dolorosamente o lar original e lançámo-nos corajosa e resolutamente neste novo projecto, pela mão emocionada gentil e empenhada da nossa maestrina Gisela Sequeira.
A maestrina Gisela Sequeira foi quem conseguiu iniciar esta aventura de operacionalizar o Coro Setúbal Voz que foi a primeira entidade desta trilogia da Associação Setúbal Voz (coro, ateliê e companhia de ópera), nos seus primeiros importantes, decisivos e fundamentais anos de vida.
Temos todos, portanto, um débito de gratidão, reconhecimento e amizade para com a maestrina, bem como para os primeiros órgãos sociais, liderados de forma corajosa e resoluta por Rui Águas Trindade.
Seguiram-se outros órgãos sociais, liderados por Manuela Palma Rodrigues e actualmente por Adalberto Petinga.
Seguiu-se na direcção artística, o maestro Jorge Salgueiro. Este veio introduzir novos conceitos artísticos, alicerçado num novo paradigma.
A produção artística da Associação Setúbal Voz que inclui para além do Coro Setúbal Voz, a que se lhes juntaram posteriormente o Ateliê de Ópera de Setúbal e a Companhia de Ópera de Setúbal, possui a referida matriz conceptual que promove o contacto e o diálogo com outras dimensões, tendo sempre subjacente a própria identidade, bem como a contemporaneidade artística.
Nesse sentido, a Associação Setúbal Voz assume-se como charneira para um novo modelo, no que diz respeito aquilo que se pretende que seja e um novo estímulo para uma nova aproximação do público à arte erudita contemporânea.
A Associação Setúbal Voz evoluiu para uma sistematização e aprofundamento de uma determinada tipologia de linguagem artística, através de um conceito radical, inovador, singular, desconcertante e apaixonante, com um novo dimensionamento espacial.
Nesse contexto, os cantores são sempre uma presença estrutural em qualquer espaço artístico que deve ser explorada e optimizada. Com os novos conceitos implementados, os cantores ocupam, de facto, um espaço real que pode e deve ser “preenchido”, com a consciência de uma pesquisa constante, para se procurar atingir uma plenitude física e artística em palco.
No nosso caso, a ousadia musical e interpretativa, quando alicerçada numa filosofia própria e coerente, rompe barreiras, esbate conformismos, altera as percepções e proporciona-nos entrar em dimensões artísticas completamente diferentes e desconhecidas.
E é precisamente aqui, dentro destes novos conceitos, que sobressai a enorme qualidade daquilo que temos vindo a realizar, de forma sustentada e integrada.
Daí que esta distinção concedida pelo senhor Presidente da República, professor Marcelo Rebelo de Sousa, sob a forma de Patrocínio seu Alto Patrocínio ao Projecto Tetralogia Operática Sobre 4 Constituições Portuguesas.
Esta atribuição altamente honrosa e prestigiante é o justo reconhecimento pelo trabalho sério, honesto, coerente e de qualidade que paulatinamente vamos conseguindo. É uma sensação de júbilo e emoção indescritíveis.
É, sobretudo, gerador de uma responsabilidade acrescida.
Estou perfeitamente convicto que estaremos à altura dos desafios, indo resolutamente ao encontro dos nossos sonhos.