23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Políticas de Inclusão para a Pessoa com Deficiência

Políticas de Inclusão para a Pessoa com Deficiência

Políticas de Inclusão para a Pessoa com Deficiência

Nos tempos modernos, a inclusão é um princípio fundamental que deve ser defendido e promovido em todas as esferas da sociedade. No âmbito de uma sociedade inclusiva, a garantia dos direitos e oportunidades para pessoas com deficiência é uma prioridade fundamental. Neste contexto, o governo tem implementado uma série de medidas abrangentes e progressistas para promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência no nosso país.
No Distrito de Setúbal, há um investimento público na área da inclusão de dez milhões de euros em quatro projetos PARES e seis em PRR, que correspondem a quatro lares residenciais e seis Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão, num total de 370 lugares.
Este investimento em Centros de Apoio à Vida Independente; em Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade; e os Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, promovem a autodeterminação das pessoas com deficiência intelectual e incapacidade, tendo como pilares a sua liberdade e autonomia.
Além disso, o empenho na promoção da inclusão no mercado de trabalho é uma grande mais-valia, criar oportunidades de emprego para todos os cidadãos, especialmente para grupos que ao longo dos tempos têm sido excluídos de trabalhos porque se questiona a sua capacidade de desempenhar as funções laborais, para as pessoas com deficiência esta é uma questão efetiva que não tem a dimensão de outros tempos, mas que ainda está muito longe de ser plena em integração. Programas de capacitação profissional, incentivos fiscais para empresas que promovem a diversidade e a implementação de políticas de igualdade salarial são algumas das medidas adotadas que promovem a inclusão no mercado de trabalho.
Em suma, nestes últimos anos as medidas governativas têm implementado alterações cruciais na promoção da inclusão na nossa sociedade. Por meio de políticas progressistas e medidas concretas, o governo tem trabalhado para garantir que todos os cidadãos tenham oportunidades iguais de educação, emprego e participação na vida pública. No entanto, é importante ressaltar que ainda há muito a ser feito e que a luta pela inclusão é uma jornada contínua que requer o comprometimento de todos os atores da sociedade. Devemos continuar a pressionar por mudanças significativas e a trabalhar em prol de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e igualitária.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -