Num destes dias, o nosso querido amigo, meu ídolo desde a adolescência e pela vida fora, Mário Narciso, deu-nos a honra de efectuar uma visita ao Agrupamento de Escolas Lima de Freitas.
Eu sou professor no neto, Santiago, e o conselho de turma respectivo entendeu, e bem, que não poderíamos deixar passar a oportunidade de termos perante nós, uma tão distinta presença, de uma personalidade setubalense incontornável.
Mário Álvaro Baptista Narciso nasceu em Setúbal a 4 de Dezembro de 1953. Foi sempre um prestigiado futebolista e actualmente é o treinador principal da Selecção Nacional de Futebol de Praia.
Iniciou a sua carreira nas camadas jovens do Vitória em 1968. Em 1972, passou a sénior, actuando na primeira divisão com a camisola do Vitória.
Em 1976, actuou na Liga Canadiana no Toronto Itália e no Toronto First Portuguese.
Em 1982, regressou ao Vitória por uma temporada. Nessa ocasião, o Vitória venceu o Hamburgo, na altura campeão europeu, por 1-0, com golo de Mário Narciso. Lançado em profundidade, isolou-se e bateu o guarda-redes alemão.
Representou ainda o Benfica de Castelo Branco, o Torralta, o Amora e o Guimarães.
Em 2007, já na qualidade de treinador, sagrou-se Campeão Nacional de Futebol de Praia, pelo nosso Vitória Futebol Clube.
Em 2008, repetiu a proeza, sagrando-se de novo Campeão Nacional de Futebol de Praia, representando o ENORME Vitória Futebol Clube.
Em 2013, foi nomeado treinador principal da Selecção Nacional de Futebol de Praia.
Em 2015, Portugal conquistou o título de Campeão Mundial de Futebol de Praia, ao derrotar na final, disputada em Espinho, o Taiti por 5-3.
Também em 2015, Mário Narciso recebeu das mãos do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o título de Comendador da Ordem do Mérito.
Ainda nesse mesmo ano de 2015, a Selecção Portuguesa de Futebol de Praia, venceu a Superliga Europeia na Estónia, ao derrotar a Ucrânia na final, por 5-4, juntando assim o título europeu ao mundial.
Em 2019, Portugal venceu a Itália por 6-4 e sagrou-se Campeão Mundial pela terceira vez na história, depois das conquistas de 2001 e 2015.
Ainda em 2019, Mário Narciso recebeu das mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o título de Grande Oficial da Ordem do Mérito, um grau acima do anterior.
Em 2019, 2020 e 2021, Portugal sagrou-se consecutivamente Campeão Europeu de Futebol de Praia, derrotando respectivamente a Rússia, a Bielorrússia e a Suíça.
Um palmarés impressionante.
Após a sua apresentação, choveram inúmeras perguntas. O neto deixava transparecer um indisfarçável orgulho pela presença do avô.
Os professores são (pelo menos, deveriam ser) referências de autoridade e veículos preferenciais na transmissão de atitudes, valores e conhecimentos.
Nesse sentido, aproveitei a oportunidade para salientar aos alunos um aspecto de particular importância formativa; antes e depois de ter tido todas estas vitórias, de lhe terem muito justamente sido atribuídos os títulos de Comendador e Grande Oficial, e de ser considerado uma personalidade ilustre, Mário Narciso tem sido sempre a mesma pessoa; um homem simples, simpático, afável, discreto, despretensioso, o que vem provar ulteriormente que os Grandes Homens não necessitam de andar em bicos dos pés, nem de se vangloriarem gratuitamente.
Os seus feitos falam por si.
Mário Narciso: Português, Setubalense, Vitoriano, Campeão da Europa e Campeão do Mundo.
Caro amigo Narciso. Muito obrigado. Por tudo.