Hoje vamos falar de um jovem músico talentoso que conheci na Associação Setúbal Voz, mais concretamente no Coro Setúbal Voz, durante os nossos ensaios semanais: Dinis Reis.
O Dinis é filho da minha cara colega coralista, a soprano Dora Neto e de Rui Reis que pertenceu ao grupo musical Os Alcorrazes.
É, portanto, uma família ligada à música.
Dinis Reis nasceu em Setúbal em 2008.
Curiosamente, ainda na fase de gestação, já tinha participado na gravação de um disco dos Alcorrazes, em que o som do seu batimento cardíaco da ecografia compôs a base da parte final do tema que encerra o disco.
Sem o saber, e de forma totalmente involuntária, o Dinis já traçava o seu destino.
Aos oito anos, inicia a sua formação clássica em piano, instrumento pelo qual sempre nutriu uma paixão especial desde o primeiro contacto.
A partir daí, Dinis e piano passaram a ser amigos inseparáveis.
A estudar actualmente no Conservatório Regional de Setúbal (sétimo grau), conta já com diversas apresentações públicas, reconhecidas e aclamadas pela assistência, em concertos de colaboração, programas televisivos, eventos corporativos, galerias, salas e eventos de fins de tarde em hoteis
Apesar de compôr desde cedo, aos catorze anos, Dinis decide lançar-se na aventura de registar e gravar algumas composições de sua autoria, num EP, contendo quatro temas intitulado “Deep Outside”.
Posteriormente, lançou os singles “Soul & Hearth” e “Walkway”, os quais têm merecido as melhores críticas, pela emotividade que transmitem.
Para além do repertório original, procura sempre adaptar o seu desempenho de acordo com os locais e as ocasiões, fazendo também parte do alinhamento peças clássicas e temas de pianistas contemporâneos que tem como referências musicais.
Em 2023, já com quinze anos, Dinis decide tentar a sua sorte e concorre ao programa de talentos da RTP “Got Talent Portugal”.
Na selecção para as audições acabou por lhe ser atribuído o “Cartão Dourado” pela mão do Maestro Rui Massena, tendo passado todas as fases com distinção.
Pela primeira vez na história do programa, um pianista conseguiu chegar à grande Final do programa de talentos. Acresce o facto de, tanto na Semi-final como na Final, o ter conseguido com peças da sua autoria.
Actualmente, Dinis prepara um espectáculo em colaboração com o pianista e também compositor Neoclássico Gerardo Rodrigues, intitulada “20 dedos de conversa”, uma viagem pelo repertório original de ambos os pianistas, num formato descontraído e com interacção com o público.
Dinis Reis lançou nos dias 5 e 6 de Dezembro o seu novo single, o original “Êxtase” (incluindo videoclipe) apresentado pela primeira vez em público na RTP a 31 de Março e que lhe valeu a passagem à final do Got Talent Portugal.
A par desse single, conta ainda com outras obras de sua autoria com as quais se apresentará no próximo ano em digressão, em concertos em nome próprio, quer em versão Piano solo, ou acompanhado por um Ensemble.
Nos derradeiros dias de estio, fomos vê-lo actuar num evento de fim de tarde, numa unidade hoteleira localizada da nossa região de Setúbal, onde nos pudemos deleitar a ouvi-lo.
Dinis Reis não ataca o teclado de forma rude e abrupta; pelo contrário, acaricia-o como se fosse uma extensão das suas próprias mãos. Nota-se-lhe o desvelo, o cuidado, mas simultaneamente a enorme qualidade e intensidade interpretativa.
E tanto assim é, que nos encontrávamos em contexto de jantar, onde normalmente os comensais degustam a comida e conversam, dando pouca ou nenhuma atenção a quem toca.
Todavia, no caso do Dinis, as pessoas iam progressivamente deixando de comer e de conversar, para dar atenção às melodias que saiam incessantemente do piano, pelas suas talentosas mãos.
Dinis Reis é, sem qualquer sombra e dúvida, um pianista de excepção.
Não digo isto para ser simpático, mas porque é verdade.
Dinis Reis irá efectuar um concerto do próximo dia 11 de Janeiro no auditório Bocage Os bilhetes estão disponíveis na FNAC e na plataforma Ticketline.
É sempre com muita satisfação e regozijo que constatamos que Setúbal tem, de facto talento, sendo que Dinis Reis se assume como um dos seus mais ilustres representantes.
Um grande abraço, caro Dinis e muitas felicidades.