Pensar Setúbal: Associação Setúbal Voz nos 470 anos da Junta de Freguesia de S. Sebastião

Pensar Setúbal: Associação Setúbal Voz nos 470 anos da Junta de Freguesia de S. Sebastião

Pensar Setúbal: Associação Setúbal Voz nos 470 anos da Junta de Freguesia de S. Sebastião

, Professor
27 Março 2023, Segunda-feira
Professor

Na semana transacta, a Associação Setúbal Voz participou na cerimónia protocolar comemorativa dos 470 anos da Junta de Freguesia de S. Sebastião que decorreu no Auditório Bocage.
Foi para nós um motivo de forte satisfação e regozijo podermo-nos associar a este evento, uma vez que S. Sebastião (a freguesia onde nasci) é uma das freguesias mais prestigiadas e antigas, sendo a quinta mais populosa de Portugal.
UMA PÁTRIA À PROCURA DE PORTUGAL foi o espectáculo apresentado em antestreia. Trata-se de uma Criação do Coro Setúbal Voz que contou com a participação de membros da Companhia de Ópera de Setúbal (Diogo Oliveira, Luís Carlos Figueiras e Mariana Chaves) e com a narração do jornalista João Moleira.
Ao longo do espaço compreendido entre 2023 e 2025, irão ser apresentadas ao público várias óperas subordinadas ao tema “As Constituições”. É com a existência das Constituições que se consagra os princípios ligados aos ideais da democracia, representatividade, separação de poderes, igualdade jurídica e respeito pelos direitos pessoais. A República e a Democracia de Abril, cujos cinquenta anos se comemoram em 2024, consubstanciam-se em CONSTITUIÇÕES.
As quatro óperas originais relativas às quatro Constituições são as seguintes: “1822, Mautempo em Portugal”, “1911, a Conspiração da Igualdade”, “1976, A Evolução dos Cravos” e “2030, A Nova Ordem”.
O público que encheu por completo o Auditório Bocage, aplaudiu de pé confirmando ulteriormente a qualidade artística do projecto da Associação Setúbal Voz, neste caso representada pelo seu Coro Setúbal Voz e três membros da Companhia de Ópera de Setúbal.
Durante o decorrer da nossa actuação, alguns dos presentes choraram emocionados, porque lhes traziam memórias muito dolorosas e íntimas associadas à Guerra Colonial.
A música “Grândola, Vila Morena” da autoria desse cantautor genial que é José Afonso, com arranjo de Jorge Salgueiro, é particularmente intensa, associadas às palmas das mãos pintadas de vermelho, simbolizando os cravos de Abril, geraram um momento muito intenso e emotivo, a que o público se associou com muito entusiasmo.
No final do espectáculo o presidente da edilidade setubalense, André Martins, e o anfitrião, Nuno Costa, congratularam-se, salientando a importância que a Associação Setúbal Voz detém no panorama cultural setubalense.
A produção artística da Associação Setúbal Voz que inclui para além do Coro Setúbal Voz, o Ateliê de Ópera de Setúbal e a Companhia de Ópera de Setúbal, possui uma matriz conceptual que promove o contacto e o diálogo com outras dimensões, tendo sempre subjacente a própria identidade, bem como a contemporaneidade artística.
Nesse sentido, a Associação Setúbal Voz assume-se como charneira para um novo modelo, no que diz respeito aquilo que se pretende que seja e um novo estímulo para uma nova aproximação do público à arte erudita contemporânea.
A Associação Setúbal Voz evoluiu para uma sistematização e aprofundamento de uma determinada tipologia de linguagem artística, através de um conceito radical, inovador, singular, desconcertante e apaixonante, com um novo dimensionamento espacial.
Nesse contexto, os cantores são sempre uma presença estrutural em qualquer espaço artístico que deve ser explorada e optimizada. Com os novos conceitos implementados, os cantores ocupam, de facto, um espaço real que pode e deve ser “preenchido”, com a consciência de uma pesquisa constante, para se procurar atingir uma plenitude física e artística em palco.
No nosso caso, a ousadia musical e interpretativa, quando alicerçada numa filosofia própria e coerente, rompe barreiras, esbate conformismos, altera as percepções e proporciona-nos entrar em dimensões artísticas completamente diferentes e desconhecidas.
Nesse dia ocorreram muitas estreias de novos coralistas que estavam muito felizes e entusiasmados. Risos, choros, flores, alegria, emoções transbordantes.
A sua presença constitui um excelente indicador quanto à vitalidade deste nosso Projecto Setúbal Voz
Muitos parabéns à Junta de Freguesia de S. Sebastião.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -